Prefeitura Municipal de Erechim - Dia de lembrar a importância do Agente Comunitário de Saúde
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/12712/dia-de-lembrar-a-importncia-do-agente-comunitrio-de-sade

04/10/2018

Dia de lembrar a importância do Agente Comunitário de Saúde

Dia de lembrar a importância do Agente Comunitário de Saúde

 

 

O dia de hoje, 4 de outubro, merece reflexão e agradecimento, momento em que se comemora o Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde. Profissional responsável por atuar na promoção e prevenção, mapeando e encaminhando pessoas ao serviço de saúde. Que participa com as equipes de saúde e a comunidade, da elaboração, programação, avaliação e reprogramação do plano de ação local de saúde.

 

Está sob as suas responsabilidades, atuar na perspectiva de promoção, prevenção e proteção da saúde, orientando e acompanhando famílias e grupos em seus domicílios e os encaminhando aos serviços de saúde. Também, realizar mapeamento e cadastramento de dados sociais, demográficos e de saúde, consolidando e analisando as informações obtidas. Ainda, fazer programação, avaliação e reprogramação do plano de ação local de saúde, participar e mobilizar a população para as reuniões do conselho de saúde, identificando indivíduos ou grupos que demandam cuidados especiais, sensibilizando a comunidade para a convivência. 

 

O município de Erechim, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, conta atualmente com mais de 90 agentes comunitários de saúde dando importante suporte na condução de questões da área aos seus 105 mil munícipes. A administração municipal, neste dia dedicado, em todo o País, a este profissional imprescindível à boa saúde do brasileiro, reconhece e agradece sua importância.