Prefeitura Municipal de Erechim - Mês do Outubro Rosa com ampla programação
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/12702/ms-do-outubro-rosa-com-ampla-programao

03/10/2018

Mês do Outubro Rosa com ampla programação

Mês do Outubro Rosa com ampla programação

 

Depois da abertura do Outubro Rosa, evento ocorrido junto a Universidade Regional Integrada em setembro último, que teve como mote “Unindo ações para fortalecer a linha de cuidado integral a mulher”, numa ação do Gabinete da Primeira Dama, juntamente com as Pastas da Saúde e Assistência Social, uma ampla programação foi desenhada para este mês e que deve congregar o maior número possível de mulheres do município e distritos.  

No próximo dia 8, acontece uma roda de conversa com o tema “gênero”, tendo como local o CREAS a partir das 14h. Como público alvo, os pais ou responsáveis dos adolescentes das medidas sócio educativas.

Dia 15 tem o “Dia D” na UBS de Capo Erê, com ações voltadas ao público feminino. Os trabalhos iniciam às 13h30 até às 16h. Também de 15 a 19 o Centro de Referência da Mulher – junto a UPA – ampliará o seu horário de atendimento, até às 19h para a coleta do exame preventivo do colo de útero, solicitação de mamografia, testes rápidos de HIV e Sífilis, como as devidas orientações. A ação é destinada a mulheres que, por algum motivo, não conseguem realizar seus exames nos horários de atendimento das UBS.

Tendo como local a Fundação Hospitalar Santa Terezinha, acontece no dia 17 o “Dia D da Beleza” durante todo o dia e terá como público alvo os funcionários da FHST. Dia 19 tem Ação Cooperada na Praça da Bandeira, às 13h30, tendo como público alvo a população em geral. A promoção é das primeiras damas da AMAU e parcerias. No mesmo dia acontece a palestra sobre Câncer de Mama e Autocuidado com a médica Paula Tozzati, como local o Espaço Santa Terezinha a partir das 10h, e a palestra sobre Câncer de Mama e Autocuidado com a médica Daniela Cavalli no Espaço Santa Terezinha a partir das 16.

Dia 20 tem o Dia D de orientação as mulheres, momento em que acontece a coleta de material para exame de Papanicolau, sorologia para HIV e sífilis, solicitação de mamografia e orientações em saúde um todas as UBS das 7h30 às 11h30 e das 13h às 16h30. Como público alvo, todas as mulheres, preferencialmente as que estejam na faixa etária de 25 a 69 anos. Nas UBS Centro, Progresso e Atlântico será realizado os testes rápido de HIV e sífilis. Nas demais UBS somente a coleta de sorologia para HIV e sífilis pelo turno da manhã. Ainda no mesmo dia, Dia D de Orientações as Mulheres, com ações de sensibilização, orientações e informações na Esquina Democrática das 8h30 às 11h30. Como público alvo a população em geral.

No dia 21 acontece o Festival de Coros Femininos no Salão de Atos da URI com horário às 18h. Como público alvo a população em geral numa promoção do Coro da URI. A UBS Jaguaretê também terá sua atividade no dia 22, das 13h30 às 16h, na UBS local, para a comunidade em geral.

Dia 23 tem o Dia D na UBS Prisional, com ações voltadas ao público feminino privado de liberdade, das 13h30 às 16h, na Unidade de Saúde Prisional.

Nos meses de setembro, outubro e novembro ocorre a coleta de preventivo do Colo de Útero, com a solicitação de mamografias e orientações nas entidades, indústria e outros, conforme solicitação. A parceria será com os acadêmicos da saúde.

De 02 a 31, haverá a intensificação das ações referentes aos temas propostos no mês. Os agentes comunitários de saúde e as visitadoras do PIM irão abordar os temas, sensibilizando as mulheres que estão realizando seus exames periodicamente.

O Gabinete da Primeira Dama estará visitando os departamentos da prefeitura, sensibilizando os colaboradores sobre a importância do movimento.