Prefeitura Municipal de Erechim - Fórum irá debater o Outubro Rosa nesta quarta
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/12658/frum-ir-debater-o-outubro-rosa-nesta-quarta

24/09/2018

Fórum irá debater o Outubro Rosa nesta quarta

Fórum irá debater o Outubro Rosa nesta quarta

Integrantes do Gabinete da Primeira Dama, Secretaria de Assistência Social e Saúde se reuniram no gabinete do secretário de Saúde, Jackson Arpini, para tratarem dos últimos encaminhamentos do Fórum que será realizado na quarta-feira, 26, dando início as ações do Outubro Rosa.

O Seminário Interdisciplinar que abordará o tema “Unindo ações para o fortalecimento da linha de cuidado integral à Mulher” acontece no Salão de Atos da URI, (Prédio 6), para a comunidade em geral, durante o turno da manhã, das 8h às 11h30 horas, com acesso gratuito.

Na oportunidade serão realizadas seis abordagens profissionais das áreas da medicina, psicologia e direito sobre o tema da prevenção ao Câncer de Mama e Colo de Útero, prevenção à Sífilis e Feminicídio, todos de relevância atual. Após as manifestações dos profissionais acontecerá um espaço de mediação das abordagens oportunizando um momento de debates.

A iniciativa do seminário é do Gabinete da Primeira Dama e das secretarias de Assistência Social e Saúde, com suas respectivas equipes.

O Feminicídio é a expressão fatal das diversas violências que podem atingir as mulheres em sociedades marcadas pela desigualdade de poder entre os gêneros masculino e feminino e por construções históricas, culturais, econômicas, políticas e sociais discriminatórias.

O movimento conhecido como Outubro Rosa nasce, na década de 1990, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

Participaram da reunião a Primeira Dama de Erechim, Rosmari Schmidt, acompanhada da esposa do Vice-Prefeito, Ana Lando, secretário de Saúde, Jackson Arpini e equipe técnica e representantes da Secretaria de Assistência Social, Cláudia Pires e Rejane Poy.