Prefeitura Municipal de Erechim - Abertura do Festival de Teatro coloca Erechim novamente no cenário das artes
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/12545/abertura-do-festival-de-teatro-coloca-erechim-novamente-no-cenrio-das-artes

29/08/2018

Abertura do Festival de Teatro coloca Erechim novamente no cenário das artes

Entre o último espetáculo e o retorno do Festival de Teatro de Erechim, 10 anos se passaram. E a lacuna de tempo foi preenchida com um belo reinício na noite desta terça-feira (28) no Centro Cultural 25 de Julho.



 Na abertura oficial do evento, a peça teatral “Thiltapes, a caçada final” ocupou o palco com humor de qualidade e a plateia encheu de risos a casa. Sinergia que demonstrou que a aposta do poder público municipal no projeto foi acertada.


Antes do espetáculo, momentos marcantes. Na presença de autoridades, parceiros do projeto e público em geral, Miriam Terezinha Brandão, Mateus Subtil dos Anjos e Ademar Brum, foram homenageados com troféu pelo incentivo dado a esta arte na cidade. Também apresentados a todos os que presenciaram esta retomada, os avaliadores do Festival de Teatro: Stella Bento, Antônio Carlos Brunet e Fábio Castilhos. 


Demostrando emoção e a importância da data para a cultura do Município, Vanir Clara Bombardelli rememorou o teatro ao longo da história fazendo um comparativo com a volta do Festival de Erechim. “Existem talentos em todas as classes, sexos e lugares. E hoje aqui voltamos a alimentar a alma com a arte”, destacou a Secretária Municipal de Educação. Endossando as colocações, Stella Bento, representante do Instituto Estadual de Artes Cênicas (IEACen), completou dizendo que “esta retomada fomenta também outros projetos inspirados por este e quando o Município se dispõe a investir nestes sonhos, dá esperança a todos”.


Compartilhando de iguais sentimento e pensamento o Prefeito de Erechim ao se pronunciar ainda destacou o papel dos artistas que fazem do teatro uma missão. “Quando estão em cena provocam emoções aos que os assistem. Esta arte é única, pois por mais que uma peça seja encenada por anos, cada vez ela será em algum detalhe diferente das outras vezes.”  Momento em que Luiz Francisco Schmidt finalizou fazendo um comparativo: “assim é na administração pública quando cada dia da condução da cidade é diferente do outro, mas todos de grande importância e responsabilidade para ser merecedores de aplausos”.