Prefeitura Municipal de Erechim - Novo Abrigo Cidadão completa um ano de funcionamento
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/12523/novo-abrigo-cidado-completa-um-ano-de-funcionamento

22/08/2018

Novo Abrigo Cidadão completa um ano de funcionamento


Há um ano Erechim ganhava um espaço mais confortável e apropriado para abrigar pessoas em situação de vulnerabilidade social, o novo Abrigo Cidadão. O Município de Erechim, por meio da Secretaria Municipal de Cidadania, inaugurou as instalações da Rua Andradas, nº 157, em agosto do ano passado. A partir daí a casa passou a acolher diariamente as pessoas e a oferecer a elas roupas limpas, alimentação e um local para pernoitar, além de todo o suporte emocional com profissionais habilitados.

Hoje, quarta-feira (22), o Prefeito Luiz Francisco Schmidt, acompanhado do seu Chefe de Gabinete Roberto Fabiani, da Secretária Municipal de Cidadania Linir Zanela e da adjunta da Pasta, Fabiana Cavagni, visitou o local e checou as instalações. Um ano depois da inauguração da nova casa, o Prefeito observou o saldo positivo da mudança quando colocou que “nunca avançamos tanto na assistência ao cidadão e esse lugar é prova disso. Está tudo funcionando bem e organizado, isto se deve aos que estão aqui se dedicando porque gostam do que fazem”.

A residência foi totalmente remodelada para atender de maneira digna os que têm ali um endereço humanizado para quando necessitam dele. Na estrutura, com capacidade para até 25 pessoas, há alas masculina e feminina e acessibilidade para pessoas com deficiência. Refeitório, lavanderia, banheiros, cozinha equipada e salas de atendimento individual. Uma área externa com gramado e espaço para lazer também são parte do que é oferecido pelo novo Abrigo Cidadão.  

Linir Zanella destaca a função social do local e aponta o cuidado com o seu funcionamento adequado. “É primordial que tudo seja muito bem feito, a equipe sempre se aprimora para atender e encaminhar devidamente os que passam por aqui. Temos a preocupação com o ser humano e queremos acolher bem o cidadão em vulnerabilidade”, completa a Secretária Municipal de Cidadania.

Para garantir a segurança, bem-estar e manter a ordem, o local conta com vigilância armada e monitoramento de câmeras de vídeo.  Monitores, assistente social, agente administrativo, zelador, pedagoga social, auxiliar de limpeza e coordenador geral formam a estrutura de atendimento do albergue que funciona 24 horas por dia.

Todos os acolhidos devem atender as normas do local, respeitar horários de banho e das refeições (café, almoço e jantar).  As portas são abertas para o acolhimento, mas em alguns casos a própria equipe do Abrigo faz a busca das pessoas em situação de vulnerabilidade social e em situação de rua. A Ambulância Cidadã e a Brigada Militar são parceiros neste trabalho. O Abrigo Cidadão é mantido com recursos 100% do Município.