Prefeitura Municipal de Erechim - Secretaria da Educação realiza o primeiro encontro com Assistentes do Programa Mais Alfabetização
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/12490/secretaria-da-educao-realiza-o-primeiro-encontro-com-assistentes-do-programa-mais-alfabetizao

15/08/2018

Secretaria da Educação realiza o primeiro encontro com Assistentes do Programa Mais Alfabetização

Secretaria da Educação realiza o primeiro encontro com Assistentes do Programa Mais Alfabetização

 

 

 

No último dia 03, foi realizado um encontro entre o Setor Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação, as Coordenações Pedagógicas das Escolas Municipais de Ensino Fundamental e as Professoras Assistentes do Programa Mais Alfabetização.

O programa é uma estratégia do Ministério da Educação para fortalecer e apoiar as escolas no processo de alfabetização dos estudantes regularmente matriculados nos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental, uma vez que os estudantes aprendem em ritmos e tempos singulares e necessitam de acompanhamento diferenciado para superarem os desafios dessa etapa.

Para a secretária de Educação, Vanir Clara Bernardi Bombardelli, essa ação é importantíssima, pois garante amplas oportunidades, para que os alunos apropriem-se do sistema de escrita alfabética, de modo articulado ao desenvolvimento de outras habilidades de leitura e de escrita e ao seu envolvimento em práticas de letramento. “Isso significa que é imprescindível que os conteúdos sejam, de fato, contextualizados para que a aprendizagem seja eficaz e profícua, fazendo com que os alunos se apropriem dos conhecimentos utilizando-os em seu cotidiano”, garante.

Na oportunidade, a professora Luziele Franceschi ressaltou a importância do trabalho articulado entre as coordenações e assistentes auxiliando as professoras alfabetizadoras para fins de leitura, escrita e matemática.

A professora Dorotilde Ronsoni, coordenadora do Ensino Fundamental, parabenizou a todas as envolvidas pelo bom andamento do Programa e pelos resultados positivos que tem-se obtido até o momento fortalecendo e alicerçando o processo de alfabetização nas escolas.