Prefeitura Municipal de Erechim - Palestra sobre Holocausto integra formação de professores municipais
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/12426/palestra-sobre-holocausto-integra-formao-de-professores-municipais

31/07/2018

Palestra sobre Holocausto integra formação de professores municipais

Palestra sobre Holocausto integra formação de professores municipais
Palestra sobre Holocausto integra formação de professores municipais

O município de Erechim, por meio da Secretaria de Educação, em parceria com a Liga de Defesa Nacional e a UERGS, promoveu nesta terça-feira, 31, no Centro Cultural 25 de Julho, mais uma atividade dentro de seu Projeto de Formação Continuada de Professores. Desta vez, o tema abordado foi ‘Holocausto: Histórias e Memórias’.

Na ocasião, os palestrantes, professora Dra. Thaís Janaína Wenczenovicz e o jornalista Salus Loch, relataram suas experiências de visitas a campos de concentração, estudos e entrevistas com sobreviventes do Holocausto.

Para Thaís, que fez Pós-Doutorado na Universidade de Varsóvia/Polônia, oportunidade em que visitou 13 campos de concentração, falar do Holocausto é educar as futuras gerações para a tolerância e o respeito entre os diferentes, sem perder de vista a necessária discussão a respeito dos direitos humanos que tem como premissa central a defesa da vida.

Salus Loch – autor do livro ‘a Tenda Branca’, romance inspirado na trajetória de uma sobrevivente de Auschwitz moradora de Florianópolis/SC – narrou seus contatos/entrevistas com seis sobreviventes do Holocausto. O jornalista também estabeleceu um olhar entre passado e presente e fez um alerta para o crescimento de partidos e lideranças de orientação nacionalista, com ideários fascistas, em países do Bloco Europeu.

Prestigiaram a atividade desenvolvida no CC 25 de Julho, a secretária de Educação de Erechim, Vanir Clara Bombardelli; o presidente da Liga de Defesa Nacional, Claudio Roberto Madalozzo; a representante da 15ª Coordenadoria Regional de Educação, Marilene Schafer; a coordenadora do Arquivo Histórico de Erechim, Maria Carmencita Fernandes Silva; além da vereadora Sandra Picoli.

O que é a Formação Continuada?

Processo de qualificação necessário a todas as áreas, a Formação Continuada dos professores municipais visa aprimorar o conhecimento do educador, mantendo-o bem informado e capacitado para adaptar-se às adversidades diárias, além de promover a valorização profissional e a transformação social.