Prefeitura Municipal de Erechim - Município coloca cultura em pauta durante três dias de Seminário aberto à comunidade
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/12410/municpio-coloca-cultura-em-pauta-durante-trs-dias-de-seminrio-aberto--comunidade

26/07/2018

Município coloca cultura em pauta durante três dias de Seminário aberto à comunidade

Um marco importante na cultura e desenvolvimento da cidade de Erechim teve início na tarde desta quinta-feira (26). O Seminário Economia Criativa, promovido pela Prefeitura de Erechim, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo, acontece na Câmara de Vereadores até o próximo sábado (28). Aberto a toda a comunidade tem como objetivo estimular, qualificar e capacitar profissionais, artistas, produtores, grupos e coletivos culturais, terceiro setor, prestadores e serviços, entidades culturais e educacionais, gestores públicos. Uma oportunidade oferecida pelo poder público municipal para que todos tenham ferramentas para ampliar suas visões e conceitos referentes ao empreendedorismo criativo e a gestão cultural.

Presentes na abertura da agenda de trabalhos que se estenderá por três dias, o Prefeito Luiz Francisco Schmidt, o Chefe do Escritório Regional Sul do Ministério da Cultura Álvaro Franco, o Diretor de Fomento da Sedactel Rafael Balle, o Presidente do Legislativo Rafael Ayub, o Presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais Nícolas Optiz, o Diretor da NRCA Consultoria Neidmar Alves e a Secretária Municipal de Educação e interina de Cultura, Esporte e Turismo Vanir Clara Bombardelli.

Para uma plateia onde também estavam prefeitos e secretários da Região, representantes de instituições públicas e privadas, grupos culturais entre outros, Luiz Francisco Schmidt destacou a importância de iniciativas como a do Café Cultural, projeto já consolidado que em muito colabora para cultura do Município. “Só vamos em busca de cultura quando reconhecemos a sua necessidade. E isso se faz no dia a dia com atitudes isoladas, mas também com esses belos exemplos que temos na nossa cidade. E outro que nos alegra, é a volta do Festival de Teatro. Só teremos uma sociedade mais culta quando todos nos unirmos e nos tornarmos agentes dentro do lugar aonde vivemos”, completou o Prefeito de Erechim.

E, rememorando o título de Capital da Amizade que cabe à cidade, Vanir Clara Bombardelli falou da importância de reforçá-lo hoje e mantê-lo no futuro. “Ele não surgiu do nada, houve um motivo para esta nominação. E o que temos hoje neste Centenário neste sentido? Dar espaço para que as pessoas possam se capacitar e dar para a cidade o que elas têm de talento, é um caminho. E estamos abrindo mais um no dia de hoje”, detalhou a Secretária Municipal.

De hoje até sábado acontecerão palestras, oficinas práticas, painéis, a qualificação do Conselho Municipal de Políticas Culturais e também a revisão do Plano Municipal de Cultura de Erechim. No final da tarde de hoje, às 18 horas, um abraço à Prefeitura de Erechim como forma de saudação pública em homenagem aos 100 anos do Município. Toda a programação sob a coordenação do consultor Neidmar Alves, cientista social, sociólogo, ator, diretor, roteirista, professor, pesquisador e diretor da NRCA Consultoria, Planejamento e Assessoria em Ciências Humanas.