Você está em: Home / Notícias / Seminário Economia Criativa quer qualificar e capacitar profissionais da área de cultura

NOTICIAS

A+ A- texto
normal

CULTURA
23 de Julho de 2018

Seminário Economia Criativa quer qualificar e capacitar profissionais da área de cultura

 

De 26 a 28 deste mês, a Câmara Municipal de Vereadores estará sediando o Seminário Economia Criativa: Sistemas de Cultura, Inovação, Conexões e Inclusão Produtiva. Na organização, o Departamento de Cultura, da Secretaria Municipal de Educação em parceria com o Conselho de Políticas Culturais.

Gratuito a comunidade, tem por objetivo estimular, qualificar e capacitar profissionais como artistas, produtores, grupos culturais, instituições, organizações, empresas prestadoras de serviços, profissionais liberais, gestores públicos e representantes de entidades culturais, oferecendo aos participantes a oportunidade de ampliar a visão e conceito referente ao empreendedorismo criativo e gestão cultural.

Os trabalhos têm início às 13h do dia 26 com recepção e credenciamento. A abertura ocorre às 14h, com cerimonial e apresentação artística seguido de painel que irá abordar o tema Fomento e as Fontes de Financiamento como Política Pública no Estado, tendo como palestrante Rafael Balle, Diretor de Fomento da SEDACTEL.

Ás 16h30 inicia o painel sobre Leis de Incentivo à Cultura e Economia Criativa, tendo como palestrante Álvaro Franco, chefe do Escritório Regional Sul do Ministério da Cultura.

No dia 27, as 8h30 inicia a apresentação artística seguido de painel com o tema Economia Criativa: Sistemas de Cultura, Inovação, Conexões e Inclusão Produtiva com Neidmar Alves da NRCA Consultoria. Ás 10h30 painel “A Política de Cultura no Centésimo Aniversário de Gestão Administrativa de Erechim”, seguido de debate às 11h10, com roda de intercâmbio entre os participantes. Ás 13h30 acontece a oficina com o tema Elaboração e Gestão de Projetos Culturais e Criativos.

Ás 15h30, oficina com o tema Transversalidade da Cultura e às 17h Sessão Extraordinária com a participação social da Sociedade Civil na Cultura, Conselho Municipal de Políticas Culturais de Erechim.

No sábado, 28, das 9h às 12h ocorre o treinamento com o tema “Mérito, Relevância e Oportunidade: o Papel do Conselho Municipal de Política Cultural”, tendo como público alvo o Conselho Municipal de Políticas Culturais. Das 14h às 18h, ocorre a revisão do Plano Municipal de Cultura de Erechim, tendo como público alvo a Comunidade Cultural de Erechim.

 

Quem é Neidmar Alves

 

Neidmar Alves é Cientista Social/Sociólogo, Ator, Diretor, Roteirista Professor, Pesquisador e Diretor da NRCA Consultoria, Planejamento e Assessoria em Ciências Humanas. Presidente do CEC/RS - Conselho de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul, entre 2013 à 2015, quando coordenou junto à SEDAC a 4ª Conferência Estadual de Cultura.

Foi Presidente do ConECta (Fórum Nacional de Conselhos Estaduais de Cultura) tendo realizado em maio de 2015 o 1º Fórum Nacional de Dirigentes e Conselhos de Estado de Políticas Culturais. Membro do  CNPC - Conselho Nacional de Política Cultural e de Comissões de Avaliação e Seleção como  FUMPROARTE/POA e Fundo de Apoio à Cultura/RS.