Prefeitura Municipal de Erechim - Conselho de Saúde recebe informações da Pasta da Saúde
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/12376/conselho-de-sade-recebe-informaes-da-pasta-da-sade

17/07/2018

Conselho de Saúde recebe informações da Pasta da Saúde

Conselho de Saúde recebe informações da Pasta da Saúde

 

Nessa segunda-feira (16), durante reunião ordinária do Colegiado da Saúde, o secretário municipal de Saúde, Jackson Arpini, deu boas-vindas aos novos conselheiros de saúde que estavam assumindo assento no órgão deliberativo do Sistema Único de Saúde (SUS), e repassou informações importantes sobre a Pasta. Coordenada pela presidente do Conselho Municipal de Saúde, Sônia Ferreira, a reunião teve como uma das pautas a apresentação da Programação Pactuada Integrada, da Secretaria Municipal de Saúde, oportunidade em que a equipe técnica da Secretaria detalhou os indicadores, fazendo as considerações pertinentes para esclarecimento e entendimento da matéria.

Jackson Arpini destacou a contratação de mais quatro médicos, os recursos recebidos oriundos do Fundo Nacional de Saúde, via emendas parlamentares, a aquisição de veículos para renovar e ampliar a frota, os encaminhamentos para certificação da FHSTE como Hospital de Ensino e os recursos financeiros atrasados por parte da Secretaria Estadual de Saúde (SES). Ainda, explicou sobre o episódio da UTI Pediátrica, fechada ainda em 2015 e relato da reunião em Porto Alegre com o Secretário Estadual de Saúde, Francisco Paz, os motivos que levaram a falta de vacina da meningite devido ao problema de repasse por parte do Ministério da Saúde, a média de atendimentos realizados no Pronto Atendimento, junto a antiga UPA, os valores recebidos da Consulta Popular 2017 e valores repassados aos Agentes Comunitários de Saúde, do incentivo estadual.

Para o Secretário Municipal de Saúde o órgão colegiado é um parceiro na gestão da SMS e necessita estar ciente dos encaminhamentos adotados pela Pasta, tanto nos avanços conquistados como também nos entraves que necessitam para sua transposição. “Precisamos informar os conselheiros dos avanços alcançados e das dificuldades do Sistema, para que juntos, SMS e CMS, unamos forças para buscar soluções factíveis”, ponderou Jackson Arpini.