Prefeitura Municipal de Erechim - Saúde do Município em pauta no DF
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/12311/sade-do-municpio-em-pauta-no-df

28/06/2018

Saúde do Município em pauta no DF

Saúde do Município em pauta no DF


Nesta quarta-feira, 27, os representares de Erechim, em viagem a Brasília (DF) para assuntos relacionados ao governo municipal, seguem mantendo importantes agendas no Ministério da Saúde. Pela manhã o Prefeito Luiz Francisco Schmidt, em companhia do secretário municipal de Saúde, Jackson Arpini, e da secretária municipal de Educação, Vanir Bombardelli, mantiveram audiência com  Georgenor Cavalcante Pinto, Assessor Especial do Ministro da Saúde Gilberto Occhi.


Durante o encontro abordaram várias demandas da pasta da Saúde referentes a unidades básicas de saúde (UBSs), unidade de pronto atendimento (UPA) e encaminhamentos para início do processo para habilitar a Fundação Hospitalar Santa Terezinha (FHSTE) como Hospital de Ensino (HE).


Com relação às UBSs manifestaram que a obra da unidade Estevam Carraro está conclusa, por essa razão solicitaram agilidade na avaliação do processo via Sistema de Monitoramento de Obras do MS (SISMOB). Na oportunidade os técnicos do programa Requalifica UBS avaliaram a matéria e emitiram parecer favorável, vindo ao encontro da proposição de Erechim. Também solicitaram análise do órgão ministerial para auxiliar com recursos federais a edificação da UBS Progresso, que será construída com recursos próprios. Georgenor Cavalcante Pinto assumiu o compromisso de avaliar com atenção o pleito, pela relevância da obra para a rede municipal de saúde (SUS), acenando com possibilidades reais de parceria bi-partite.

Na sequência abordaram sobre as UPAs, tendo em vista a alteração na legislação vigente e no intuito de manter a permanente interlocução com o Ministério. No encontro protocolaram ofício solicitando os encaminhamentos legais para adequar a unidade local a nova legislação. Por fim, o principal motivo da audiência, entregar a devida documentação solicitando os trâmites de ordem administrativa para certificar a FHSTE como Hospital de Ensino, em consonância com a portaria interministerial. Ao final do encontro o Assessor Especial do Ministro da Saúde imediatamente agendou audiência com o Dr. Rogerio Abdala, responsável pelos processos de certificação dos Hospitais Escola.

Para Luiz Francisco Schimdt o encontro foi muito produtivo, com todos os encaminhamentos favoráveis: "Nossas demandas foram acolhidas. Agora, preparar os documentos futuros para dar andamento nas proposições". Jackson Arpini aproveitou para agradecer o Deputado Federal Afonso Hamm, que intermediou as agendas junto aos ministérios da Saúde e Educação. "A audiência foi positiva com resultados imediatos em alguns pleitos, outros requerem monitoramento e tramitação processual", observou o Secretário de Saúde de Erechim.