Prefeitura Municipal de Erechim - Meio Ambiente: Semana abre oficialmente com Mesa Redonda
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/12278/meio-ambiente-semana-abre-oficialmente-com-mesa-redonda

21/06/2018

Meio Ambiente: Semana abre oficialmente com Mesa Redonda

 

 

Aberta oficialmente, na noite desta terça-feira, 19, no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores, a XVII Semana Municipal do Meio Ambiente e o 16º Fórum Regional do Meio Ambiente, oportunidade que houve a realização da Mesa Redonda que debateu o tema “Erechim: o centenário das transformações.

 

Na oportunidade, os debatedores Enori Chiaparini, historiador, Rosely Hachmann, arquiteta e urbanista e Elisabete Maria Zanin, doutora em Biologia da Universidade Regional Integrada. Na mediação dos trabalhos, Sônia Beatris Balvedi Zakrzevski, também doutora da URI campus de Erechim.

 

Na plateia, além da presença do prefeito Luiz Francisco Schmidt, do secretário do Meio Ambiente, Cláudio Silveira, da Educação, Vanir Clara Bombardelli, da Cidadania, Linir Zanella, do Chefe de Gabinete Roberto Fabiani, dos vereadores Eni Scandolara, Renan Soccol e Rafael Ayub, estudantes e convidados que tiveram a grande oportunidade de ouvir manifestações de extrema importância dentro da Semana do Meio Ambiente.

 

Na abertura dos trabalhos, o secretário Cláudio Silveira fez um agradecimento a toda a equipe de sua Pasta que não mediu esforços para que se chegasse aos objetivos propostos dentro das programações.

 

Qualquer evento desta natureza se reveste num resultado gigantesco, pois tem sempre como objetivo maior conscientizar toda a sociedade sobre a necessidade de preservar o meio ambiente, cuidar dos rios, matas, nascentes, vertentes e banhados, não descuidando, também, do descarte correto do nosso lixo doméstico e demais resíduos sólidos, fazendo com que o meio ambiente se recupere e se salve”.

 

Cláudio ressaltou que temos um planeta agonizando, e que todos nós sabemos disso, mas infelizmente este é um problema cultural da atual sociedade que não tem essa preocupação. “Nós temos o crescimento do desenvolvimento econômico quer, pela ganância dos homens, se encarregou de destruir grande parte do ambiente onde vivemos. Temos que combater este tipo de desenvolvimento, ser a favor do crescimento, mas, paralelo a isto, temos que nos preocupar com a preservação do meio em que vivemos”.

 

Secretário pontuou, ainda, que é para isto que existem eventos como a Semana Municipal do Meio Ambiente. “Estamos felizes com a presença de todos os nossos parceiros para que tenhamos um ótima Semana cheia de programações e trabalharmos para melhorar o local onde vivemos”, finalizou. Ainda nas manifestações, o prefeito Luiz Francisco Schmidt e o presidente do Poder Legislativo, vereador Rafael Ayub, momento em que destacaram a importância da Semana Municipal do Meio Ambiente para que se debata com toda a comunidade temas que venham melhorar o meio em que vivemos, como oportunizar a melhoria da qualidade de vida de todos.

 

Encerrando os trabalhos da noite, aconteceu a palestra “A política ambiental, seus mecanismos e o município”, com a presença do assessor de Desenvolvimento Sustentável Sistema Farsul, da capital do Estado.