Prefeitura Municipal de Erechim - Orientação e prevenção na Esquina Democrática
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/12098/orientao-e-preveno-na-esquina-democrtica

03/05/2018

Orientação e prevenção na Esquina Democrática

Orientação e prevenção na Esquina Democrática
Orientação e prevenção na Esquina Democrática

 

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com o Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador (CEREST), realizou, nesta quarta-feira (3), uma ação de promoção e prevenção em saúde no centro da cidade, na chamada esquina democrática (Av. Maurício Cardoso com a Rua Itália).

A ação integra o projeto “Erechim 100 anos: 100 ações de promoção e prevenção em saúde”, da SMS e também foi realizada em comemoração a data de abertura do  CEREST, dia 1º de maio (Dia do Trabalhador),  e alusivo aos 100 anos da Capital da Amizade.

Uma equipe multiprofissional composta por fonoaudiólogos, assistente social, enfermeira e engenheira de trabalho atuaram durante os turnos da manhã e tarde, desenvolvendo ações educativas e preventivas e repassando informações de saúde para a coletividade, como uso correto de medicação, dieta e práticas de hábitos saudáveis.

Foram realizadas aferição de pressão arterial (PA), teste rápido de glicemia (HGT), triagem auditiva e ortoscopia e repassadas orientações aos usuários que utilizaram os serviços dispostos na via pública. Os casos aferidos que apresentaram resultados alterados foram devidamente orientados e encaminhados para as Unidades Básicas de Saúde de referência do usuário. 

Durante a atividade foram atendidas aproximadamente 150 pessoas. Alguns usuários, após passarem pela triagem auditiva, preencheram um cadastro com informações e serão chamados pelo Serviço de Fonoaudiologia do Centro de Referência, para realização de exame específico de audiometria.

O secretário adjunto de Saúde, Jackson Arpini, acompanhou os trabalhos e ficou surpreso com a receptividade da população. “Acredito que possamos levar com mais frequência os serviços de saúde para ações específicas em pontos estratégicos, porque muitos relataram durante o procedimento que era a primeira vez que estavam realizando o teste. Indiscutivelmente as ações de promoção e prevenção exercem um papel preponderante no contexto saúde, quando possibilitam a manutenção da saúde e qualidade de vida dos cidadãos”, finalizou.