Prefeitura Municipal de Erechim - Secretaria do Meio Ambiente garante continuidade de empreendimentos
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/12067/secretaria-do-meio-ambiente-garante-continuidade-de-empreendimentos

20/04/2018

Secretaria do Meio Ambiente garante continuidade de empreendimentos

Secretaria do Meio Ambiente garante continuidade de empreendimentos

 

 

 

Secretário do Meio Ambiente, Cláudio Silveira, esclarece nota publicada na imprensa local, no qual destacava que o Município teria perdido o Licenciamento Pleno que permitia conceder licenças ambientais concedidas pela Fepam.

 

Convênio teria sido assinado em 2015 e comemorado por empresários locais, pois agilizaria o processo de conceder licenciamentos ambientais, como resultaria em aumento da receita pública com a arrecadação de ICMS.

 

Para tanto, Cláudio Silveira esclarece que em momento algum houve convênio de Licenciamento Pleno, mas sim a ampliação da competência de licenciamento além das atividades de impacto local concedido a todos os municípios.

 

Tanto que, empreendimentos de grande porte continuam dependendo de licenciamento junto ao órgão. Com relação a nota, o que houve foi uma manifestação da Fepam dando conta de que a Fundação não tem interesse na continuidade, tendo em vista a publicação da nova resolução do CONSEMA de número 372/2018, a qual acabou por ampliar o rol das atividades licenciáveis pelos municípios”, esclarece.

 

Cláudio também reforça que já havia, através da Pasta, marcado uma reunião na capital do Estado com a Diretora Presidente da Fepam, Ana Maria Pellini, com o intuito de ampliar a competência do convênio.

 

Como surgiu um fato novo, estaremos na próxima semana em reunião com a mesma, não só para garantir a continuidade do convênio, como a sua ampliação. Mesmo que venha a ter o convênio de delegação cancelado, se manterá a continuidade do licenciamento ambiental, de acordo com o que rege a Resolução. Esclarecemos, ainda, a toda a comunidade, que não mediremos esforços pela sua manutenção e ampliação, empreendendo todos os esforços necessários”, finalizou.