Prefeitura Municipal de Erechim - Atendimento especializado e homenagem às mulheres no CAPS II
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/12002/atendimento-especializado-e-homenagem-s-mulheres-no-caps-ii

19/03/2018

Atendimento especializado e homenagem às mulheres no CAPS II


Mulheres, maquiagem, esmaltes, escovas, música e muita vontade de melhorar a estima.  A mistura resultou em uma tarde alegre dedicada à beleza no Centro de Atenção Psicossocial II (CAPS II). A ação da Secretaria Municipal de Saúde, alusiva ao mês da mulher, foi desenvolvida com o objetivo de despertar nas assistidas pelo programa o prazer em cuidar da imagem e promover maior bem-estar.
Voluntárias e funcionárias da unidade de saúde atenderam em torno de 40 mulheres de diferentes idades. Fizeram suas unhas, arrumaram seus cabelos e maquiaram rostos marcados por histórias de vida que diariamente têm o importante suporte de profissionais especializados.
Somente nesta, que é uma dentre as unidades do Município destinadas a adequada assistência à saúde mental, são mais de 400 homens e mulheres com transtornos mentais crônicos atendidos mensalmente. A equipe que presta o serviço especializado gratuito é formada por psiquiatra, clínico geral, terapeuta ocupacional, psicóloga, assistente social, enfermeira e nutricionista.
A frequência e os tipos de atendimentos dependem do perfil dos pacientes e podem ser feitos em dias determinados da semana, diariamente ou até no domicílio. Neste último caso, a equipe se desloca para os endereços dos assistidos. Para os que têm condições de se locomover até o CAPS, a Prefeitura de Erechim também fornece o transporte.
Além desta unidade de saúde mental municipal, o CAPS AD, referência para os casos de álcool e drogas, e o Ambulatório de Saúde Mental, onde são atendidos os menores de 18 anos, mantém portas abertas para demandas. Não há necessidade de agendamento prévio ou encaminhamento. Nos locais apenas é feita avaliação e triagem para o direcionamento correto dos tratamentos gratuitos.