Prefeitura Municipal de Erechim - Linha Turismo Erechim realiza primeiro roteiro no dia 18
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/11886/linha-turismo-erechim-realiza-primeiro-roteiro-no-dia-18

02/01/2018

Linha Turismo Erechim realiza primeiro roteiro no dia 18

O ônibus Linha Turismo Erechim, do Centro de Apoio ao Turista (CAT), realiza o primeiro roteiro no dia 18 de janeiro, sempre nas quintas e sextas-feiras, dentro das atividades da Festa di Bacco. O transporte ocorrerá de forma gratuita aos turistas, visitantes e comunidade em geral, será cobrado apenas o valor do jantar.

Inicialmente, três rotas turísticas serão disponibilizadas, sendo que em cada dia será realizado um passeio. As rotas, tem relação direta com a Festa di Bacco e a produção de uva: Vale dos Parreirais – Morro do Vicini, Rota das Cantinas e dos Parreirais e a Rota das Agroindústrias. Em cada um dos passeios, o turista conhecerá agroindústrias locais, sendo que a última propriedade visitada será uma cantina para confraternizar em um café colonial, ao custo de R$ 40,00 por visitante.

O objetivo é incentivar a abertura de novos atrativos, bem como o de manter a permanência dos produtores na área rural de Erechim, tendo o turismo rural como alternativa de renda. A ideia é que novos passeios sejam integrados às rotas turísticas durante o ano e que estes três permaneçam, porém sem a oferta do café colonial, não gerando custo ao participante.

O diretor de Cultura e Turismo, Gleisson Assis, explica que todos os deslocamentos serão guiados e os passeios saem com a participação mínima de 20 pessoas. Para conhecer o destino da semana e agendar a participação, a pessoa interessada deve entrar em contato pelos telefones 3522 3113 e 3522 3822. A saída para os passeios ocorre sempre do Centro de Apoio ao Turista, localizado na Av. Pedro Pinto de Souza, 100, junto ao Arquivo Municipal e Diretoria de Cultura e Turismo.

O ônibus do CAT foi apresentado à comunidade no dia 21 de dezembro e não representou custos ao município, já que foi cedido em parceria pela Secretaria Municipal de Cidadania, que tem como gestora Linir Zanella. No acordo, o Linha Turismo Erechim deve oportunizar passeios regulares para usuários dos Centros de Referência em Assistência Social (Cras) e Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), com roteiros que ainda estão sendo organizados. “Desta maneira, integramos a questão social com o turismo, beneficiando o público de casa que não tem condições de pegar o carro para passear, ” comenta.   

Para as rotas turísticas, também foi firmada parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar, que tem como gestor Leandro Basso, que realizou a manutenção das estradas.

 

Confira os trajetos

Vale dos Parreirais – Rota das Cantinas e dos Parreirais

Horário de saída: 18h30

Itinerário

Saindo pela RS 211 no sentido Paulo Bento e retorno pela RS 480

Embutidos Bandiera

Cantina Bandiera

Choperia Ágape

Cantina Batistela

La Cantina Slongo

 

Vale dos Parreirais – Morro do Vicini

Horário de saída: 18h30

Itinerário

Saindo pela RS 480 no sentido Barão de Cotegipe e retorno pela RS 420 – Vale Dourado

Ficks Sabores do Campo

Propriedade de Avelino Bianchi

Morro do Vicini

Propriedade de Narciso Bandiera

Villa Trentin

 

Vale Dourado – Rota das Agroindústrias

Horário de saída: 18h30

Itinerário

Saindo pela 420 no sentido Aratiba

Moinho de Pedra Emporium e Garden

Agroindústria Pigatto

Agroindústria Rech

 

Café Colonial Andreolla