Prefeitura Municipal de Erechim - Segurança Pública foi pauta de reunião
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/1172/segurana-pblica-foi-pauta-de-reunio

14/11/2007

Segurança Pública foi pauta de reunião

Segurança Pública foi pauta de reunião

    Com o objetivo de criar aes conjuntas entre o Poder Pblico, Legislativo, entidades, associaes de moradores, Brigada Militar, Polcia Civil, Polcia Rodoviria Federal, Polcia Rodoviria Estadual, Ministrio Pblico e Poder Judicirio, foi realizada na tarde de ontem (13), no Salo Nobre da Prefeitura de Erechim, uma reunio de avaliao da segurana pblica no municpio.
    Inicialmente o Prefeito Eloi Zanella disse que o municpio esta perdendo espao para os assaltos, roubos, drogas e crimes, e que a comunidade acuada, esta cobrando aes fortes no combate a estes delitos. A proposta desta reunio criarmos aes conjuntas, numa verdadeira unio de esforos pela segurana pblica, no trnsito e no combate s drogas. As principais reclamaes da populao so quanto falta de efetivo para manter o policiamento no centro, nos bairros e zona rural; trfico, distribuio e consumo de drogas; aumento das ocorrncias de assaltos, roubos e crimes no municpio; impunidade; e crescente aumento de acidentes com motos. Precisamos achar uma soluo para este problema real e social.
    Zanella salientou ainda, que o municpio vem investindo e implementando aes que vo de encontro a estas solues. Investimos no reforo e equipamento da Guarda Municipal de Trnsito, instalao de lombadas e rtulas, esta em andamento o projeto das vias paralelas da BR 153 e o de vdeo-monitoramento do centro da cidade, e realizamos aes educativas no campo escola e atravs do Proeti. Mantemos programas de atendimento a drogadio, e outros como o Sentinela, CAVA - Casa de Acolhimento e Vivncia de Adolescentes, Semeando Esperanas - Profissionalizao de Jovens, Agente Jovem, PETI Programa de Erradicao ao Trabalho Infantil, Medidas Scio-Educativas, Agentes Comunitrios de Sade.

13BPM
    O Comandante do 13BPM Antonio Gilceu Souza, salientou que 70% do efetivo previsto para o municpio esta atuando em Erechim, e que os maiores problemas ocorrem principalmente nas noites de sexta-feira e sbado e nas tardes de domingo. Atravs de novas aes como o aumento de efetivo, utilizao de ces treinados para represso e deteco de drogas, qualificao de policias para trabalhar com a inteligncia, tele centro com ensino a distncia, formao de novos policiais, existem boas perspectivas em relao Brigada Militar.

Polcia Civil
    O Delegado Vanderli Antunes Leandro, disse o txico em Erechim esta bastante acentuado e que a maior dificuldade da polcia civil esta relacionada ao mandato de busca e apreenso que no pode ser realizado a noite. A previso que o nmero de ocorrncias passe de 12 mil neste ano. Dos pedidos de busca e apreenso 90% so atendidos. As denncias annimas tm contribudo para o nosso trabalho, mas precisam ser mais consistentes para fazermos o flagrante. A nova lei de txico de 2006 veio no para penalizar, mas para liberar sob o rtulo de proteo. Ns esbarramos nas leis que beneficiam quem as infringe e no quem as aplica. Para o Natal estaremos com 20 agentes para operaes especiais.

Ministrio Pblico
    O Promotor Joo Francisco Campello Dill, destacou que a tolerncia zero bem vinda. A quota de tolerncia chegou ao limite. Aes preventivas e educativas so importantes, mas apostamos nas aes de represso. Precisamos de estratgias de ocupao de espao nos bairros de forma efetiva, estabelecer metas e conhecer fatos concretos. No ano de 2006 dezenove pessoas foram processadas por trfico e este ano o numero deve se repetir. No h inoperncia, mas promotores e juzes devem seguir e obedecer o que regem as nossas leis.

Poder Judicirio
    A Juza Adria Joseane Muller Gonalves Atz, esclareceu que a legislao imposta, feita por legisladores, e que o judicirio tem que cumprir o que a lei permite. Se estamos descontentes precisamos nos mobilizar. Em Erechim os mandatos de busca e apreenso so examinados em no mximo duas horas, para que a Brigada Militar ou a Polcia Civil possam agir. Os horrios de mandato de busca no podem ser mudados, so estipulados pela lei. Tramitam no judicirio seis mil processos na rea criminal. O que constatamos a impunidade dos menores pois o judicirio trava na lei. O ECA prev medidas scio-educativas e a pena mais grave de trs anos. As denncias annimas precisam ser muito bem embasadas e concretas pois no podemos correr o risco de abuso de autoridade da juza e o delegado.

    Como resultado do encontro ser formada uma fora tarefa com representantes do Poder Executivo, Brigada Militar, Polcia Civil e UAME Unio das Associaes de Moradores de Erechim, que ir propor aes concretas, de carter repressivo ao combate ao crime, as drogas e violncia no trnsito, que sero colocas em prtica de forma imediata.