Prefeitura Municipal de Erechim - CAPS promove caminhada do Setembro Amarelo
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/11708/caps-promove-caminhada-do-setembro-amarelo

26/09/2017

CAPS promove caminhada do Setembro Amarelo

CAPS promove caminhada do Setembro Amarelo
CAPS promove caminhada do Setembro Amarelo

A Secretaria Municipal de Saúde, através do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II - Renascer), realizou na tarde de terça-feira (26), uma caminhada em Erechim, visando divulgar o movimento Setembro Amarelo. A campanha pretende conscientizar sobre a prevenção do suicídio, com o objetivo de alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo.

Cerca de 40 pessoas, entre frequentadores do CAPS e servidores municipais, participaram da ação, carregando faixas e vestindo roupas amarelas. O grupo saiu da sede do Centro, na rua Polônia e percorreu as ruas centrais, até a Praça da Bandeira.

De acordo com a enfermeira, Andiana Castagnara, essa primeira caminhada do Setembro Amarelo em Erechim, visa chamar a atenção dos pacientes e familiares para a prevenção, assim como da comunidade, a respeito do preconceito com as doenças mentais. “Sabemos que o índice do suicídio é grande e temos vários pacientes com pré-disposição, por isso, precisamos ficar atentos aos sintomas de depressão, isolamento ou abatimento muito grande que pode levar a pessoa a chegar ao extremo que é o suicídio,” comenta. A enfermeira frisa que existe tratamento para todas as doenças mentais e, em Erechim, o Centro de Atenção Psicossocial é o órgão que apoia o doente mental, fornecendo suporte e tratamento.

 

No CAPS II são atendidas cerca de 900 pessoas por mês. No primeiro atendimento o paciente passa por uma triagem, avaliação psicológica e psiquiátrica e é encaminhado para tratamento com terapia ou medicamentos, quando necessário. Além do atendimento com os profissionais de saúde e acolhimento, os pacientes participam de oficinas de convivência, artesanato, música, coral, comunicação e nutrição. Os pacientes que frequentam o CAPS são encaminhados pelos médicos das Unidades Básicas de Saúde.