Prefeitura Municipal de Erechim - Município e URI debatem metodologia de trabalho com a implantação do curso de medicina
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/11691/municpio-e-uri-debatem-metodologia-de-trabalho-com-a-implantao-do-curso-de-medicina

21/09/2017

Município e URI debatem metodologia de trabalho com a implantação do curso de medicina

Município e URI debatem metodologia de trabalho com a implantação do curso de medicina

Na semana passada aconteceu uma reunião de trabalho com o propósito de aproximar as instituições, em razão da futura implantação do curso de medicina. A cidade de Erechim foi uma das 39 cidades selecionadas no âmbito do edital nº 03/2013, como município apto a implantar um curso de medicina, através do Programa Mais Médico.

A Instituição de Educação Superior (IES), URI Campus de Erechim, foi selecionada no certame do edital nº 6/2015, como instituição de ensino que irá ofertar o curso.

Tendo em vista os processos que selecionaram a cidade e a IES, e após a visita da Comissão de Monitoramento do MEC/SERES – Secretaria de Regulação e Supervisão de Educação Superior, que emitiu parecer favorável à implantação do curso de medicina, que atualmente aguarda, apenas, a publicação de portaria ministerial, os técnicos de ambas as instituições iniciaram o processo de interlocução, planejamento e, ainda, esboço de ações futuras que serão necessárias para efetivação da demanda.

Na reunião de trabalho com essa finalidade de estabelecer um diálogo inicial participaram o assessor técnico da secretaria municipal de Saúde, Jackson Arpini, que acompanhou o processo desde a sua origem e é responsável pela interlocução do município com o MEC/SERES e a IES, a diretora das Unidades Básicas de Saúde, enfermeira Livânia Corso, a coordenadora da Rede de Relatórios, enfermeira Elenise Dalló, a coordenadora Acadêmica, Mirian Wilk Wisniewski e o coordenador do curso de, Sérgio Bigolin.

A reunião teve por objetivo debater os possíveis ambientes de práticas acadêmicas do primeiro ano e também a metodologia de trabalho, considerando que o curso está inserido na Rede de Atenção à Saúde (RAS), de Erechim. Igualmente foi alvo de discussão a preceptoria, criação do Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino Saúde (COAPES), entre outros assuntos.

 

“Em que pese o processo estar em andamento, sendo necessário respeitar as fases processuais, as entidades já estão esboçando ações irmanadas no sentido de aproximar os entes e planejar futuros passos, a partir da publicação oficial”, pontuou Arpini.