Prefeitura Municipal de Erechim - Acampamento Farroupilha tem Mostra Literária de João Simões Lopes Neto
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/11664/acampamento-farroupilha-tem-mostra-literria-de-joo-simes-lopes-neto

12/09/2017

Acampamento Farroupilha tem Mostra Literária de João Simões Lopes Neto

Acampamento Farroupilha tem Mostra Literária de João Simões Lopes Neto

Entre as atrações permanentes do Acampamento Farroupilha 2017 está sendo realizada a Mostra Literária João Simões Lopes Neto, no saguão de entrada do Polo de Cultura, junto ao Parque da Accie, em Erechim. A iniciativa é do Sistema Fecomércio – RS Sesc e Associação Lígia Averbuck, com apoio do Instituto João Lopes Neto. A entrada é gratuita.

A mostra conta com 11 painéis que contam sobre a história, a vida e obra do escritor da alma gaúcha e homenageia o brasileiro que elevou ao universal a essência da terra e da gente do Rio Grande do Sul. As instituições promotoras se uniram com o intuito de resgatar a memória, preservar o patrimônio e valorizar a cultura do Rio Grande.

O escritor nasceu em Pelotas em março de 1865, município onde passou sua infância, morando na Estância da Graça (propriedade de seu avô paterno). Ficou órfão de mãe quando tinha 11 anos. Na juventude morou por alguns anos no Rio de Janeiro, onde teria frequentado até a terceira série da Faculdade de Medicina.

Por volta de 1884, retornou à terra natal. Sua carreira jornalística se iniciou logo a seguir no ano de 1888 escrevendo para o jornal "A pátria". E foi neste veículo que sua carreira literária teve início, publicando uma sessão chamada “Balas de Estalo”.

Aos 27 anos se casou com Francisca de Paula Meireles Leite, a Dona Velha. O casal não teve filhos legítimos, mas adotou a menina Fermina de Oliveira Lopes, nascida em 1896. Simões Lopes faleceu em junho de 1916, em Pelotas, aos 51 anos, devido a uma úlcera perfurada.

As obras de João Simões Lopes Neto lançadas em vida foram: 1910 - Cancioneiro Guasca; 1912 - Contos Gauchescos; 1913 - Lendas do Sul e, lançadas postumamente: 1952 - Casos do Romualdo; 1955 - Terra Gaúcha - História elementar do Rio Grande do Sul; 2013 - Terra Gaúcha - História de Infância; 2013 - Artinha de Leitura.

A mostra tem roteiro e pesquisa de Hilda Simões Lopes, Paula Schild Mascarenhas e Silvio Bento, com ilustrações de Nelson Boeira Faedrich.

Programação para esta terça e quarta

Acampamento Farroupilha 2017 encerra no dia 20 de setembro com o desfile temático na Avenida Maurício Cardoso, a partir das 9h30.

Nesta terça-feira (12), entre 14h e 15h30 acontecem as oficinas culturais nos galpões e as 14h também será realizada a tarde da terceira idade show, com o Grupo Coração Gaúcho. Às 19h30 inicia a gincana cultural.

 

Na quarta-feira (13), das 14h às 15h30 mais uma edição das oficinas culturais nos galpões e a atração da noite fica com o show do Grupo Pataço, a partir das 20h. O acesso ao parque e a entrada nos shows é gratuita.