Prefeitura Municipal de Erechim - Avaliadores do MEC conferem parecer favorável para abertura do curso de Medicina na URI

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/11592/avaliadores-do-mec-conferem-parecer-favorvel-para-abertura-do-curso-de-medicina-na-uri

16/08/2017

Avaliadores do MEC conferem parecer favorável para abertura do curso de Medicina na URI

 

A Comissão de Acompanhamento e Monitoramento de Escolas Médicas confere parecer favorável para a autorização da abertura do curso de Medicina na URI Campus de Erechim. O resultado foi anunciado pela equipe de avaliadores no final da manhã de quarta-feira (16), na presença do prefeito de Erechim Luiz Francisco Schmidt, do reitor da URI, Luiz Mário Spinelli, do diretor-geral da URI Erechim, Paulo José Sponchiado, da coordenadora pedagógica do curso de Medicina, Miriam Wisniewski e do coordenador do curso de Medicina, Sérgio Bigolin. Estiveram também na reunião, o secretário municipal de Saúde, Dércio Nonemacher, o assessor técnico da SMS, Jackson Arpini, o diretor administrativo da URI, Paulo Roberto Giollo e a diretora acadêmica da URI, Elisabete Maria Zanin.

 

“O relatório tem algumas ressalvas, o que normalmente acontece, mas o resultado final é satisfatório para a autorização do curso,” afirma a representante da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres/MEC), Fabiana Soares. Ela explica que o prazo para os trâmites burocráticos é de 90 dias, que incluem a aprovação do relatório por parte da universidade, a elaboração do parecer final e a assinatura da portaria pelo Ministro da Educação. “Se seguir o tramite natural e não tiver nenhuma contestação no sistema, a gente espera que saia em menos de mês,” assegura. 

 

O professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Geraldo Cunha Cury, e integrante da comissão avaliadora, elogiou o projeto pedagógico construído pela universidade e declarou que ele é autentico.

 

Todos estavam emocionados com a comunicação do parecer e as falas foram no sentido de agradecimento e no desejo de que realmente, a abertura do curso de Medicina em Erechim, alavanque o desenvolvimento da região e forme profissionais cada vez mais bem preparados.

 

“No momento em que a avaliação da equipe que esteve em Erechim foi positiva, não tem MEC que mude este parecer. Eles estiveram aqui conhecendo a realidade do sistema de saúde e a estrutura da URI,” garantiu o prefeito de Erechim, Luiz Francisco Schmidt.

 

O reitor da URI, Luiz Mário Spinelli, comemorou a notícia reconhecendo que este é um momento histórico de consolidação de todo o trabalho realizado. O coordenador do curso de Medicina, Sérgio Bigolin, disse que se sente feliz por participar deste momento. À equipe de avaliadores declarou que as orientações dadas ao longo destes três dias de avaliação serão seguidas com o objetivo de formar profissionais melhores.

 

Para o assessor técnico da SMS, Jackson Arpini, que acompanha o processo desde o início, “este é um momento singular, em que pese, não ser o veredito final, mas sendo um indicativo positivo. Esse é um projeto que tem conteúdo, coração e alma,” concluiu.