Prefeitura Municipal de Erechim - Plantio de árvores no Dia Mundial do Meio Ambiente em Erechim
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/11521/plantio-de-rvores-no-dia-mundial-do-meio-ambiente-em-erechim

05/06/2017

Plantio de árvores no Dia Mundial do Meio Ambiente em Erechim

 

 

 

O Dia Mundial do Meio Ambiente em Erechim foi marcado pelo plantio de árvores num trecho do passeio público da Av. 15 de Novembro, em frente ao Colégio Franciscano São José, parceiro da Secretaria Municipal de Meio Ambiente na edição deste ano. A solenidade foi realizada às 14 h, com a presença das principais autoridades representativas dos poderes públicos do município – prefeito Luiz Schmidt, vice-prefeito Marcos Lando, presidente do Poder Legislativo, vereador Alessandro Dal Zotto -; secretários municipais, vereadores, diretores de instituições e empresas da iniciativa privada, parceiras da Semana do Meio Ambiente 2017, que se estenderá com várias atividades até a próxima sexta-feira.

 

 

Em sua manifestação, o prefeito Luiz Francisco Schmidt lembrou Gaia - obra do ambientalista gaúcho José Lutzenberger (falecido) pra ilustrar o pensamento de que existem pessoas insubstituíveis e pessoas facilmente substituíveis, numa relação com o presidente norte-americano Donald Trump, que recentemente se negou assinar um documento entre nações que se preocupam com a qualidade do meio ambiental global. Lutzenberger criou a Fundação Gaia devido a sua preocupação com a destruição da Mata Atlântica, do bioma que a Semana do Meio Ambiente tem como tema neste ano de 2017. “Gaia orienta para a consciência e a ética no contexto de uma visão unitária da vida e do universo, atuando na área da educação ambiental e na promoção de tecnologias socialmente compatíveis, tais como a agricultura regenerativa (ecológica), manejo sustentável dos recursos naturais, medicina natural, produção descentralizada de energia e saneamento alternativo”.

 

 

O secretário Cláudio Nei Silveira lembrou que temos a obrigação de preservar o meio que vivemos e a Administração Municipal vem fazendo sua parte, através da Secretaria de Meio Ambiente, cumprindo seu papel enquanto ente público. Mas é preciso que haja uma consciência da sociedade, pois preservar o meio ambiente não é obrigação exclusiva do setor público, e sim de cada cidadão e cidadã, para que possamos viver numa sociedade limpa e saudável para deixar uma boa semente para as novas gerações, destacou. “Precisamos tomar cuidado para que o desenvolvimento, o crescimento econômico não seja instrumento de destruição da natureza e que preservar o município não seja entravar o desenvolvimento. Precisamos que as duas coisas andem de mãos juntas, respeitando legislação” - concluiu.

 

A diretora da Escola Franciscana São José, Silvana Arboit saudou as autoridades representativas dos poderes públicos constituídos e a vice-diretora Ana Maria Smozinski, equipe diretiva, professores e estudantes do Colégio e resgatou a preocupação com a preservação do meio ambiente em 2017 teve início da Campara da Fraternidade, que abordou o tema: Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida. Ela destacou que há 20 anos o Colégio São José criou a 1a. Semana das Relações Ambientais; e como pioneiros trazem para o debate duas décadas depois, uma reflexão sobre: “Ser, Viver, e Conviver”, tendo este olhar uma consciência diferenciada do meio ambiente e suas relações. “O importante é somarmos forças no cuidado para com a vida que nos cerca, desde o meio em que vivemos até as relações que vamos construindo” - destacou.

A diretora elogiou a iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente e firmar parceria com o Colégio São José, de arborizar os passeios de acordo com a lei, propiciando aos estudantes e usuários o acompanhamento do processo de crescimento e floração, despertando o cuidado com as plantas, com a manutenção de um ambiente mais bonito, agradável e com ar mais puro.

 

Para marcar a solenidade de abertura da 16a. Semana do Meio Ambiente, alunos do Colégio Franciscano São José, divididos em quatro grupos, apresentaram poesias (Pedro Bellé e Marina Battisti – do 9o. Ano), musical interpretando Sitio do Picapau Amarelo – de Gilberto Gil -(Eduardo Didoné, João Bianchi, Bernardo Barro, Rômulo Custódio e seus professores: Tiago Kuskoski e Álefe da Trindade); Oficinas de Flauta e Violão dos estudantes orientados pela professora Fabiana Lucion, interpretando Aquarela de Toquinho; e finalizando com o estudante de acordeon Arthur Ribeiro Marchetti – do 7o. Ano -, do professor Márcio Rech – interpretando “Asa Branca” de Luiz Gonzaga.

 

O presidente do Legislativo, vereador Alessandro Dal Zotto, elogiou a parceria entre Colégio São José e Secretaria Municipal de Meio Ambiente, e cumprimentou os apoiadores da Semanada do Meio Ambiente.