Prefeitura Municipal de Erechim - Municípios reunidos para decidir sobre ajuda financeira ao HST
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/11443/municpios-reunidos-para-decidir-sobre-ajuda-financeira-ao-hst

30/03/2017

Municípios reunidos para decidir sobre ajuda financeira ao HST

Prefeito Schmidt diz que a gestão do Santa Terezinha é aberta, transparente

O prefeito Luiz Schmidt declarou durante a reunião de prefeitos, que está acontecendo na sede da Associação de Municípios do Alto Uruguai (Amau), em Erechim, que a situação difícil que o Hospital Santa Terezinha enfrenta não tem relação com os ex-prefeitos Antônio Dexheimer, Eloí Zanella ou Paulo Polis. Ela é do momento e precisa ser resolvida por aqueles que estão nos postos de decisões agora. Quanto à gestão administrativa transparente do hospital, o prefeito de Erechim acrescentou que o Santa está aberto em todos os itens e não apenas de alguns enumerados pelos colegas prefeitos das comunidades que mandam seus pacientes para atendimento em Erechim. Por fim, ofereceu para Amau indicar um representante na direção jurídica do Santa, demonstrando com isso que há uma disposição do atual governo de Erechim e da Direção do Hospital em dar transparência na gestão administrativa e financeira. Ele também adiantou que Erechim vai investir R$ 4 milhões no Santa Terezinha em recursos próprios, para cobrir o deficit criado na prestação do atendimento ao público do município. Mas ainda é pouco, daí porque a necessidade de capitar apoios financeiros fora do município.

 

A posição de Erechim é coletar junto aos coirmãos da Região Alto Uruguai, um cofinanciamento junto aos municípios, para ajudar no equilibro das finanças, num modelo de participação aprovado pelas instâncias fiscalizadoras da gestão pública, que vem alcançando resultados satisfatórios desde a década passada, através dos prefeitos das gestões que se sucederam após o ano 2001. Caso não seja possível retomar a parceria que percorreu as mais recentes administrações de prefeituras da região, o prefeito Schmidt disse, resignado, que Erechim assumirá a responsabilidade sobre o hospital e a população de Erechim. Mas que em hipótese nenhuma poderá bancar, mesmo com sacrifícios, o que está sendo buscado como parceria com os demais. A situação do Santa, em tempos de crise econômica sem precedentes na história do país, é o tema principal da reunião.

 

 

Também participam da reunião da Amau, o secretário municipal de Saúde, Dércio Nonemacher; Coordenador Geral da Secretaria de Saúde, Jackson Arpini; e o Diretor Administrativo do Hospital Santa Terezinha, Hélio Bianchi. O diretor Hélio Bianchi explicou que a negociação precisa sair agora, para contribuir com o planejamento financeiro do ano. Lembrou ainda que essa coparticipação ela custa em torno de 10% do orçamento da saúde da maioria dos municípios, incluindo Erechim. Por sua vez, o presidente da Amau, prefeito Carlos Alberto Bordin, resgatou que durante a recente audiência coletiva da Amau com o governo do Estado, em Porto Alegre, a defesa dos interesses do Hospital Santa Terezinha foi o principal tema.