Prefeitura Municipal de Erechim - Violência contra a mulher foi tema de encontro na Secretaria da Cidadania
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/11398/violncia-contra-a-mulher-foi-tema-de-encontro-na-secretaria-da-cidadania

01/03/2017

Violência contra a mulher foi tema de encontro na Secretaria da Cidadania

Violência contra a mulher foi tema de encontro na Secretaria da Cidadania

 

A violência doméstica contra a mulher foi tema do encontro que reuniu representantes da Delegacia da Mulher, Secretaria Municipal de Cidadania e Gabinete da Primeira-Dama no início da tarde desta quarta-feira (1). Foi o início da parceria que coordenará as ações de apoio as vítimas dessa barbárie com crescimento preocupante no ambiente da família e na sociedade de modo geral. O endereço comum será a Casa de Acolhimento – em obras nas proximidades do Fórum – no Bairro Bela Vista. A construção vem da administração anterior, que está sendo assumida pelo atual governo, acrescentando um novo viés, e a formação de uma sólida rede de atendimento.

 

Já no primeiro momento ficou definido que o trâmite começará pela Delegacia da Mulher – encarregada eu registro da ocorrência -, e continuará com o encaminhamento da vítima para a Rede CREAS -Centro de Referência Especializado de Assistência Social –, fechando na Casa de Acolhimento. No local a mulher que recebeu maus-tratos em casa, por parte de seu companheiro, receberá assistência psicológica e apoio para retomar a rotina da vida, sem a dependência do agressor.

 

A primeira-dama Rosmari Schmidt, classificou como valiosa a primeira reunião que tratou de um assunto delicado como a violência contra a mulher no seu próprio lar. No entanto, ela acredita que muito terá que ser percorrido pela sociedade para que isso não fique apenas na escala da atenção após a violência. Mas, enquanto os problemas que geram essa violência não forem atacados na raiz, estabelecer uma rede de apoio às vítimas tem um significado especial.

 

 

Aproveitando a presença das delegadas Diana Zanatta e a Delegada Substituta Raquel Kolberg, a secretária de Cidadania, Linir Zanella, falou da situação do Alberque Municipal, que está próximo de ser instalado em um novo local e também de receber uma nova nomenclatura. . O novo local de acolhimento de pessoas em trânsito ou em situação de risco nas ruas da cidade, funcionará com cadastro de identificação pessoal. "Segurança; objetivo principal", explica a secretária. A Delegada Diana Zanatta garantiu que a Delegacia da Polícia irá colaborar com a proposta apresentada secretária Linir.

Participaram desse primeiro encontro: primeira-dama Rosmari Schmidt, secretária de Cidadania, Linir Zanella; Delegadas: Diana Zanatra e Raquel Kolberg, Adjunta da Secretaria de Cidadania, Fabiana Cavagni; Diretora Técnica Social da Secretaria de Cidadania, Rejane Poy. O prefeito Luiz Schimidt passou na Secretaria para cumprimentar as mulheres envolvidas diretamente no projeto que vai tratar da violência contra a mulher, reunindo autoridades do âmbito do município e da esfera estadual.