Prefeitura Municipal de Erechim - Festa Di Bacco 2017: BOA COMERCIALIZAÇÃO NO PRIMEIRO DIA
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/11338/festa-di-bacco-2017-boa-comercializao-no-primeiro-dia

17/01/2017

Festa Di Bacco 2017: BOA COMERCIALIZAÇÃO NO PRIMEIRO DIA

Mais de 6 toneladas de uva foram comercializadas no primeiro dia da Festa Di Bacco, no posto de venda montado no Seminário Nossa Senhora de Fátima. Na esteira da uva saiu também o suco de uva e o vinho. Totalizando cerca de 4 mil litros. Não foram contabilizadas às vendas de massas (pães, bolachas, biscoitos), embutidos (salame, copa e outros), artesanato rural (peças em crochê e tricô). O financeiro do evento faz uma projeção de vendas superior a R$ 40 mil. O público conquistado ao longo de 16 anos marcou presença, atraindo novos consumidores.

Abertura

A organização da Festa Di Bacco 2017 promoveu abertura solene da comercialização, com apresentações étnicas – Grupo Avanti, Grupo Avanti Violão e Voz, Grupo Stella Alpina, Grupo Gillé, da etnia italiana. O Grupo Folclórico Polonês Auresovia do Município de Áurea foi o convidado especial. O Centro de Tradições Gaúchas Galpão Campeiro compareceu com uma das invernadas campeiras. A meta é incluir as demais etnias. O internacional acordeonista de origem austríaca, Carlos Stainer fez uma apresentação solo notável e apresentou um garoto prodígio no acordeon e no canto.

Nas manifestações das lideranças da organização ficou muito claro o otimismo com relação à procura dos produtos, pela consagração adquirida ao longo dos anos e a garantia na qualidade do que é normalmente oferecido. O presidente Adilson Szady destacou a firmeza dos produtores a cada ano que passa e o apoio de entidades e instituições. Marino Slongo, presidente da 1a. Festa Di Bacco (2001) entre os fundadores da Comissão da Uva, resgatou as dificuldades para a realização da edição da festa em 2015, quando a safra de uva apresentou uma quebra de 60%. Mas viu renovada a esperança para este ano, quando os produtores foram chegando aos poucos, para montar as tendas de comercialização. Charles Oldoni – do setor cultural e coordenador do Grupo Avanti – renovou o compromisso com o espaço para todas as etnias e adiantou que o prefeito Luiz Francisco Schmidt solicitou uma grande Festa de Bacco em 2018, ano do centenário do município.

O vereador licenciado Leandro Basso, secretário de Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar, chamou atenção para a presença das mulheres em todas as atividades rurais e destacou o preço social estabelecido pelos produtores para o quilo da uva, facilitando o acesso de todas as camadas sociais ao consumo. Representando o prefeito Luiz Francisco Schmidt renovou o apelo para a realização de uma grande festa de abertura dos 100 anos da criação do Município de Erechim.

 

A corte, representada pela rainha Andreia Carla Cichet, princesas: Natalie Bandiera e Andressa Colla, realçou o aspecto cultural da festa e convidou os consumidores para os passeios turísticos pela região. Dia 19 será o primeiro, com saída marcada para as 14h em frente ao Estádio Colosso da Lagoa. Dia 25 de janeiro – último data de comercialização no SNSF – e 5 de fevereiro, Festa de São Brás na Comunidade de São Brás – no Vale dos Parreirais. A Festa Di Bacco é um evento da Comissão da UVA, Prefeitura Municipal, Emater-RS/Ascar, Sutraf-AU. Patrocinadores: Cresol, Cavaletti; apoio: Coperfamília.