Prefeitura Municipal de Erechim - UPA registra mais de 45,7 mil atendimentos em 8 meses de funcionamento
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/11251/upa-registra-mais-de-457-mil-atendimentos-em-8-meses-de-funcionamento

24/11/2016

UPA registra mais de 45,7 mil atendimentos em 8 meses de funcionamento

Unidade de Pronto Atendimento de Erechim está em funcionamento desde março, sendo totalmente custeada pelo município. Índice de satisfação do último mês fica em 96,3%

UPA registra mais de 45,7 mil atendimentos em 8 meses de funcionamento

Unidade de Pronto Atendimento de Erechim está em funcionamento desde março, sendo totalmente custeada pelo município. Índice de satisfação do último mês fica em 96,3%

Desde março deste ano o cuidado com a saúde da cidade ganhou um reforço importante: a UPA Erechim. Com 8 meses de funcionamento, a Unidade de Pronto Atendimento registrou 45.701 atendimentos, sendo 13.150 consultas adulto e infantil e 32.551 procedimentos de enfermagem (dados de 10 de março a 31 de outubro). Ainda, vale ressaltar, que no mês de outubro um levantamento da Ouvidoria Municipal com as pessoas que utilizaram a UPA apontou um índice de satisfação de 96,3% com os serviços prestados.
“Quando entregamos a UPA exclusivamente para os cidadãos de Erechim, passamos a oferecer um novo serviço de saúde à população de nossa cidade. Hoje a UPA, com essa estrutura, proporciona atendimento rápido e mais atenção por parte dos funcionários. A cidade de Erechim agregou muito no que se refere à saúde pública. Além disso, foi mais uma conquista de todos os munícipes. Se olharmos ao redor, para outras cidades, inúmeros serviços de saúde estão fechando as portas. Erechim encontrou uma alternativa eficiente e econômica para não deixar as portas dessa estrutura desativada se deteriorando”, declara o prefeito de Erechim, Paulo Polis.
Em média, a Unidade de Pronto Atendimento – que funciona das 7h30 às 19h30, de segunda à sexta-feira – tem registrado aproximadamente 190 atendimentos por dia. A UPA – custeada 100% com recursos da Prefeitura – abriu suas portas para realizar o atendimento intermediário entre as Unidades Básicas de Saúde (UBS´s) e o pronto socorro da Fundação Hospitalar Santa Terezinha. O custo mensal da UPA de Erechim gira em torno de R$ 120 mil, com clínico geral 12h, enfermeiros, técnicos de enfermagem e equipe administrativa.

União de esforços garantiu abertura da UPA
O prefeito também destaca que a abertura da UPA para a comunidade de Erechim se deu através da união de esforços do Executivo Municipal que, mesmo sem os repasses da União e do Governo do Estado, firmou um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) para que a Unidade pudesse entrar em funcionamento por 12 horas.
“Com a dificuldade do repasse para o custeio por parte da União e do Estado, a solução encontrada - a partir do debate com o Ministério Público Federal e o Ministério Público Estadual - foi de abrirmos a UPA conforme nossos recursos e de forma responsável. Afinal, num momento em que todos clamam por mais saúde, não seria razoável manter uma estrutura como aquela de portas fechadas. Ou abríamos com 12 horas de atendimento, ou mantínhamos a estrutura fechada. Até porque o Estado e a União não possuem condições para arcar com custos a longo prazo”, reforça o prefeito.
No TAC ficou acordado que o governo municipal, a partir do momento em que União e Estado assumam o compromisso e a regularização nos repasses, trabalhe para que a UPA torne-se um serviço 24 horas, atendendo a portaria para a qual a mesma foi construída.

Outros serviços prestados no local
O local abriga, além da UPA, a UBS do Centro, o Centro de Referência da Mulher, um Ambulatório de Feridas Crônicas, Farmácia, Pronto Atendimento em Odontologia, o serviço de Fisioterapia. A UBS Centro registra em torno de 150 atendimentos/dia, o Centro de Referência da Mulher 75/dia, o Centro de Feridas Crônicas 25 atendimentos e aproximadamente 20 atendimentos/dia de Fisioterapia. Ao todo, o local recebe uma média de 400 pessoas por dia que se beneficiam, além dos serviços, da nova estrutura física. Para aqueles que ainda não conhecem a UPA, os profissionais estão à disposição para atendimento, bem como mais esclarecimentos sobre a Unidade. A UPA fica localizada na Rua Alemanha 985 e o telefone para contato é o 3522.7565.