Prefeitura Municipal de Erechim - Dia de aprender sobre a solidariedade e a vida
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/11228/dia-de-aprender-sobre-a-solidariedade-e-a-vida

27/10/2016

Dia de aprender sobre a solidariedade e a vida

Dia de aprender sobre a solidariedade e a vida

    O Centro Municipal de Educação de Jovens e Adultos – CEJA Erechim realizou em sua sede, no último dia 22, o seu segundo sábado letivo do ano. Na ocasião, o assunto tratado foi a doação de sangue, por meio de palestra proferida pela Enfermeira Gelciane Pierina Pavan.
    Representando o banco de Sangue de Erechim, a profissional convidada explicou aos estudantes os procedimentos realizados na coleta e doação de sangue, além de salientar os requisitos indispensáveis em um doador para que o processo aconteça em segurança. A Enfermeira esclareceu ainda diversas dúvidas dos estudantes, como por exemplo, acerca da compatibilidade sanguínea.
    No dia 24 de setembro, a escola já havia realizado o primeiro sábado letivo, sendo que naquela oportunidade o assunto discutido foi a Inclusão Social e os estudantes contaram com o depoimento de deficientes visuais (Jandira e Marcos da ADEVE – Associação dos Deficientes Visuais do Alto Uruguai) e auditivos (Stefany Krebs – eleita a melhor jogadora de futsal do mundo  em 2015 – e Débora Cristine Kist, funcionária da URI Campus de Erechim ).
    A Equipe Diretiva e de Professores do CEJA consideraram satisfatórias as duas atividades desenvolvidas aos sábados, uma vez que houve a participação de significativo número de estudantes e os mesmos revelaram interesse pelos assuntos abordados. Os temas tratados são de grande relevância social e com esta experiência os estudantes puderam vivenciar a filosofia da escola “Educação ao longo da vida: exercendo a cidadania”.