Prefeitura Municipal de Erechim - Condutores da Tocha Olímpica de Erechim representarão a diversidade da população
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/11180/condutores-da-tocha-olmpica-de-erechim-representaro-a-diversidade-da-populao

30/06/2016

Condutores da Tocha Olímpica de Erechim representarão a diversidade da população

Crianças, estudantes, pessoas com necessidades especiais, artistas e esportistas estarão representados neste domingo (3)

Crianças, estudantes, pessoas com necessidades especiais, artistas e esportistas estarão representados neste domingo (3)

    Vinte e dois condutores realizarão a passagem da Tocha Olímpica por Erechim, destes, 7 foram indicados pelo município, sendo que três conduzirão a célula e quatro ficarão no palco principal para fazer o encerramento.
    As pessoas indicadas representarão as crianças, os estudantes, os esportistas, os artistas e também as pessoas com necessidades especiais que fazem de Erechim uma cidade com grande diversidade cultural.

Conheça os indicados pelo município

Plínio Antônio Roncheti
    É o mais antigo desportista de Erechim, nascido em 12 de junho de 1922, casado com Helena Floriani com quem tem 4 filhos.
    Plínio iniciou sua carreira nos esportes aos 17 anos como jogador de futebol do Grêmio Esportivo Marcelinense, também jogou no Sport Clube Gaúcho, no Ypiranga Futebol Clube e no Clube Esportivo e Recreativo Atlântico.
Senhor Roncheti se destacou em outros esportes como o Ping pong (hoje Tênis de mesa), trazendo medalhas de campeão em vários campeonatos, e também foi jogador de Tênis de Quadra, onde representou Erechim em diversos campeonatos municipais, estaduais e até internacionais.

Janei Gibrair Xavier
    Janei Gibrair Xavier,  tem 32 anos, e é o vice-presidente da Associação dos Deficientes Físicos do Alto Uruguai (ADAU), foi um dos fundadores da equipe de basquete em cadeira de rodas a aproximadamente 11 anos, após ter sofrido uma lesão medular que o deixou tetraplégico. Em todos estes anos representando a entidade como atleta Janei conquistou alguns títulos como o vice-campeonato gaúcho.
    Janei tem uma frase que considera como o que norteia as suas conquistas e lutas diárias: “O paradesporto me proporcionou uma melhora na qualidade de vida, tanto na reabilitação física quanto no aumento da autoestima e inclusão social. O basquete me fez ter vontade de sair de casa novamente”, concluiu.

Crystal Brustolin Dalla Roza
    Representando todas as crianças de Erechim, Crystal nasceu no dia 7 de agosto de 2009, tem 6 anos, estuda no Colégio São José, e é filha de Darlan Dalla Roza e Karen Brustolin.

Pedro Henrique Baidek
    Pedro tem 19 anos, pratica judô desde os 10 anos de idade. O atleta é integrante da Seleção Brasileira de Judô para todos e Federação Brasileira de Judô. Já conquistou 06 medalhas de ouro, 05 de prata e 06 de bronze em campeonatos estaduais, federais e internacionais. Seu treinador, Giuliano Liotto é professor da URI, e integrante das Seleções Brasileira e Gaúcha de Judô.

Welington Daniel Dominski
    Welington estuda da Escola Municipal de Ensino Fundamental Othelo Rosa, e no ano de 2015 teve o melhor resultado do IDEB entre os estudantes das escolas municipais de Erechim.
    O estudante iniciou seus estudos no ano de 2005 na escola Othelo Rosa, a diretora da escola, Taíse Pereira, destacou o aluno como interessado, prestativo e responsável, e sempre disposto a ajudar os colegas e demais professores.

Gilmar Rinaldi
    Gilmar Luís Rinaldi, nasceu em Erechim no dia 13 de janeiro de 1959 é um ex-futebolista brasileiro, que jogava na posição de goleiro, atuou no Internacional no ano de 1978, tendo feito parte do elenco colorado, tetra-campeão gaúcho de 1981 a 1984, jogou também no São Paulo, de 1985 até 1990, e no Flamengo até o ano de 1994, após a conquista do tetracampeonato mundial, nos Estados Unidos, com a Seleção Brasileira, Gilmar deixou o Flamengo e foi encerrar sua carreira no Cerezo Osaka, do Japão.
    Rinaldi foi atleta olímpico, defendendo a seleção brasileira no ano de 1984, na conquista da medalha de prata.
    Hoje, Rinaldi é empresário de jogadores.

Francisco Desidério Alves Corrêa
    Mais conhecido como “Chiquito”, nasceu em Soledade dia 06 de setembro de 1945, filho de Turíbio e Adelina Alves Corrêa. Em meados de 1967, rumou à cidade de Erechim, onde iniciou sua carreira artística estudando música na Escola de Belas Artes Osvaldo Engel formando dupla com seu irmão Gildinho (Nésio Alves Corrêa).
    Na época, fazia parte do programa de rádio "Assim Canta o Rio Grande" e percorreu toda região do Alto Uruguai animando bailes e festas. Constituiu família e estabeleceu domicílio em Erechim. Sua carreira teve ápice com a formação no ano de 1972 do conjunto Os Monarcas, onde unidos conquistaram espaço na mídia e na fonografia. Lançaram LPs, CDS, DVDs, recebendo várias indicações a prêmios e recebendo discos de Ouro, identificando seu talento e revelando seu sucesso além fronteiras.

    Os demais condutores foram indicados pelos patrocinadores da Tocha Olímpica, Coca-Cola, Nissan e Bradesco, mas os nomes só serão divulgados com antecedência de 48 horas antes do evento.