Prefeitura Municipal de Erechim - Comitê Olímpico Nacional define condutores da Tocha Olímpica em Erechim
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/11136/comit-olmpico-nacional-define-condutores-da-tocha-olmpica-em-erechim

17/06/2016

Comitê Olímpico Nacional define condutores da Tocha Olímpica em Erechim

Município pôde indicar apenas três pessoas. Organização informa que lista com os nomes será divulgada nos próximos dias

Município pode indicar apenas três pessoas

A história dos Jogos Olímpicos Rio 2016 vai passar por Erechim. No próximo dia 3 de julho, às 15h47min o maior símbolo dos jogos vai percorrer as ruas da cidades integrando idosos, adultos e crianças. Minutos antes, ás 15h42min o comboio dos patrocinadores composto por Bradesco, Nissan e Coca-Cola percorrem o município distribuindo brindes e animando o público presente no evento. A dúvida que ainda persiste refere-se aos nomes dos 22 condutores da Tocha. Três pessoas foram indicadas pela Prefeitura. Os demais ficaram sob a responsabilidade do Comitê Olímpico e dos patrocinadores do evento.

Em meados de 2015 o Comitê Olímpico dos Jogos Rio 2016 abriu inscrições pela Internet para os interessados em participar do revezamento. O prazo se estendeu até 15 de outubro. Após as inscrições uma equipe do Comitê definiu os eleitos. A lista completa de cada cidade com os nomes é divulgada conforme cronograma dos organizadores. 

A Tocha

Para as Olimpíadas de 2016, a chama foi acesa na Grécia no dia 21 de abril. A Tocha Olímpica passará por mais de 300 cidades do Brasil e 12 mil pessoas devem se revezar em 83 municípios, fazendo um percurso total de cerca de 20 mil km em todas as regiões do país.
A largada foi dada no dia 3 de maio de 2016 em Brasília, 100 dias antes do início das Olimpíadas, e a chegada programada para o dia 5 de agosto, no Estádio do Maracanã, na abertura dos jogos no Rio de Janeiro.

A Chama é um importante símbolo dos Jogos. Representa a paz, a união e a amizade. A tocha, por sua vez, é usada para passar a chama de um condutor para o outro durante o revezamento até o acendimento da pira na cerimônia de abertura. Entre os principais atributos de inovação da Tocha Rio 2016, estão os segmentos que se abrem, revelando elementos da brasilidade: diversidade harmônica, energia contagiante e natureza exuberante.

Teste viabilidade em Erechim

Nesta sexta-feira (17) com o apoio da empresa de ônibus Comil a comissão organizadora da Tocha Olímpica no município realizou um teste para verificar a viabilidade da passagem do comboio olímpico pelas ruas da cidade. Para fazer a verificação foi usado um ônibus da empresa com as dimensões de 4,25 m de altura e 14 m de cumprimento.

Para que o comboio flua com segurança e tranquilidade a organização também está verificando a altura dos fios de energia elétrica e telefonia na extensão da rota, bem como a necessidade de podar árvores e manutenção de vias. O maior veículo do revezamento da Tocha Olímpica que estará na cidade tem 3,8 m de altura e 14 metros de comprimento.

“Tivemos a participação dos órgãos de segurança e de representantes das diferentes Secretarias Municipais de Erechim, envolvidas no evento. Como Coordenador do Comitê de Segurança nosso olhar foi de verificar que o conjunto das ações necessárias para a segurança do evento sejam desenvolvidas de forma conjunta e que todas as entidades participantes atuem da melhor forma possível. Na próxima semana realizaremos reuniões com as entidades que estarão realizando eventos no percurso da Copa e finalizaremos nosso Plano de Segurança, partindo para a etapa operacional do evento. Podemos dizer que os trabalhos de segurança estão sendo muito bem desenvolvidos pelos órgãos do setor de nossa região e teremos uma bela e segura festa com a Passagem da Tocha Olímpica em Erechim", explica o coordenador de segurança em Erechim, Adilson Stankiewicz.


Entidades podem participar do evento

Na próxima segunda-feira (20), às 18h15, no Salão Branco do Ypiranga, a comissão organizadora do município estará reunida para definir mais detalhes da programação. As entidades que gostariam de prestigiar do evento no próximo dia 3 de julho estão convidadas a participar da reunião.

“Será a última reunião com as entidades e instituições de ensino de Erechim. Neste encontro vamos definir a participação de cada uma delas ao longo do percurso da Tocha. Por isso a entidade que deseja estar no revezamento não pode perder a reunião de segunda-feira. Não podemos esquecer que nosso município será a porteira de entrada do Revezamento da Tocha no Estado. Erechim e região tem a importante tarefa de representar bem o Rio Grande do Sul. Mostrar nossa cultura e a hospitalidade do nosso povo para todo país e para o mundo”, destaca o secretário de Comunicação Social, Alam Comin.