Prefeitura Municipal de Erechim - CEREST Alto Uruguai realiza Seminário em Saúde dos Trabalhadores
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/10962/cerest-alto-uruguai-realiza-seminrio-em-sade-dos-trabalhadores

27/04/2016

CEREST Alto Uruguai realiza Seminário em Saúde dos Trabalhadores

Evento será realizado no dia 28 de abril e é voltado aos trabalhadores da área da saúde

CEREST Alto Uruguai realiza Seminário em Saúde dos Trabalhadores

Evento será realizado no dia 28 de abril e é voltado aos trabalhadores da área da saúde

No próximo dia 28 de abril, no Auditório da URI Campus Erechim será realizado pelo CEREST Alto Uruguai, o Seminário em Saúde dos Trabalhadores da Saúde visando promover o cuidado de quem cuida da população.
De acordo com o diretor do CEREST/AU, Ivo Bonfante, é preciso que haja atualização dos saberes de médicos, enfermeiras, técnicos em enfermagem e demais envolvidos na rotina de um estabelecimento de saúde quanto aos riscos ocupacionais que estão expostos diariamente e como se proteger. “Reuni-los para um seminário é uma forma de mostrar, como SUS, que estamos imbuídos de motivação para informar, no intuito de proteger e cuidar”, pontua.
O convite se estende além dos profissionais que trabalham em estabelecimentos de saúde, aos estudantes e público em geral. Os participantes serão certificados. Mais informações pelo telefone (54) 3522 6813.

Saiba mais sobre o “28 de Abril”
No próximo dia 28 de abril em todo o mundo, serão homenageados os trabalhadores vítimas de acidentes e doenças de trabalho. A data foi escolhida em razão de um acidente que matou 78 trabalhadores em uma mina no estado da Virgínia, nos Estados Unidos no ano de 1969. A OIT, desde 2003, consagra a data à reflexão sobre a segurança e saúde do trabalhador.
Essa data lembra o outro lado do trabalho: o que acidenta, incapacita e mata. No Brasil, os números apontam para uma guerra invisível em que morrem todos os anos, três mil trabalhadores - uma morte a cada duas horas de trabalho - e outros 300 mil se acidentam - três acidentes a cada minuto trabalhado.
Para os trabalhadores, empresas e órgãos públicos o dia 28 de abril deve ser de profunda reflexão. Além disso, deve ser um dia de visibilidade para a questão dos acidentes e dos adoecimentos no trabalho, tanto físicos como mentais.

Programação
MANHÃ
8h Inscrições
8h45 Abertura
9h15 Assunto: RISCO BIOLÓGICO
Palestrante: Volnete Pizzi – Enfermeira do Trabalho do Núcleo de Vigilância da Saúde do Trabalhador – Passo Fundo/RS
10h15 Questionamentos
10h30 INTERVALO
10h45 Assunto: SÍNDROME DE BURNOUT
Palestrante: Patrícia Fagundes– Psicóloga do CEREST/VALES – Santa Cruz do Sul/RS
11h45 Questionamentos

TARDE
13h30 Assunto: PERSPECTIVAS DOS TRABALHADORES DA SAÚDE
Palestrante: Adilson Szymanski – Presidente do SindiSaúde do Alto Uruguai e Diretor da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Saúde – Erechim /RS
14h10 Assunto: PANORAMA DA SAÚDE DO TRABALHADOR
Palestrante: Sandra Maria de Ré Busatta – Enfermeira do CEREST/AU - Erechim/RS
14h45 Questionamentos
15h INTERVALO
15h15 Assunto: NORMA REGULAMENTADORA N.º 32 – SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO EM SERVIÇOS DE SAÚDE
Palestrante: Roque Manoel Perusso Veiga – Assessor da Coordenação Geral de Saúde do Trabalhador – Ministério da Saúde – Brasília/DF
16h40 Questionamentos
17h Encerramento