Prefeitura Municipal de Erechim - Prefeitura de Erechim inicia nesta terça-feira (12) vacinação contra gripe H1N1
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/10896/prefeitura-de-erechim-inicia-nesta-tera-feira-12-vacinao-contra-gripe-h1n1

11/04/2016

Prefeitura de Erechim inicia nesta terça-feira (12) vacinação contra gripe H1N1

Município antecipou mais uma vez início da ação, que estava previsto para o dia 25. Dez mil doses serão destinadas àquelas pessoas considerados do grupo de risco

Prefeitura de Erechim inicia nesta terça-feira (12) vacinação contra gripe H1N1

Município antecipou mais uma vez início da ação, que estava previsto para o dia 25. Dez mil doses serão destinadas àquelas pessoas considerados do grupo de risco

Terá início nesta terça-feira (12), a partir das 7h30 em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS´s) de Erechim, a vacinação contra a gripe H1N1. Nesta remessa, serão aplicadas 10 mil doses da vacina (cerca de 40% do total) apenas para os grupos de risco.
A decisão de antecipar o início da vacinação se deu por que as vacinas já chegaram a Erechim e o governo local entendeu que não tinha por que esperar até o dia 25 (como anteriormente previsto) para começar os trabalhos. 'A situação merece todos os nossos esforços e atenção, por isso, antecipamos o período de vacinação', explica o prefeito Paulo Polis.
O secretário de Saúde de Erechim, Plínio Costa Jr., reforça que tão importante quanto a vacina é a prevenção, que deve ser tratada como um compromisso das pessoas e um dever dos entes técnicos e da imprensa em promover ações, difundir informações e alertar as pessoas que é preciso se cuidar.

Medidas simples podem fazer a diferença
A Secretaria da Saúde recomenda que a população não compartilhe objetos de uso pessoal e mantenha as mãos sempre higienizadas, com a aplicação de álcool gel ou lavagem com água e sabão. Como qualquer tipo de gripe, a transmissão ocorre, normalmente, por meio de gotículas de saliva contaminadas que ficam em suspensão no ar. Essas gotículas podem entrar em contato com outra pessoa, causando sua contaminação, ou ainda cair em superfícies que podem contaminar outros indivíduos.
Diante das formas de contaminação, fica claro que a prevenção está diretamente ligada à higiene. Em ambientes fechados, procure deixar as janelas abertas para que haja circulação do ar. Lave muito bem as mãos com água e sabão (inclusive entre os dedos, nos pulsos e por dentro das unhas) e utilize álcool gel para uma higienização completa. Se segurar em lugares públicos como maçanetas, corrimãos, apoios de ônibus, evite levar as mãos até os olhos, nariz e boca enquanto não puder fazer nova higienização.
A expectativa da Vigilância em Saúde de Erechim é de que as vacinas restantes devam chegar ao município até o dia 25 de abril.

Quem compõe o chamado 'grupo de risco'
Além de indivíduos com 60 anos ou mais de idade, serão vacinados os trabalhadores de saúde, os povos indígenas, as crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos de idade, as gestantes, as puérperas (até 45 dias após o parto), os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (a apresentação de prescrição médica será obrigatória para o grupo de com morbidades durante a campanha), a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.

Importante destacar que como todos os municípios da região receberão as vacinas da gripe H1N1, a vacinação que inicia amanhã em Erechim só estará disponibilizada para moradores de Erechim. Assim, a secretaria de Saúde pede que àquelas pessoas que forem se vacinar levem consigo comprovante de residência para que o município de Erechim consiga alcançar os patamares de vacinação exigidos pelo Estado e União.