Prefeitura Municipal de Erechim - Erechim conquista Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/10885/erechim-conquista-prmio-sebrae-prefeito-empreendedor

08/04/2016

Erechim conquista Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor

Realizado a cada dois anos, o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor é um reconhecimento aos melhores projetos municipais que fomentam o empreendedorismo e o desenvolvimento regional

Realizado a cada dois anos, o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor é um reconhecimento aos melhores projetos municipais que fomentam o empreendedorismo e o desenvolvimento regional

 O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Sul – SEBRAE/RS promoveu na noite de quarta-feira (6) a IX Edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor. Erechim, que participou do processo de seleção, através de projeto da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, ficou classificada entre os 40 municípios gaúchos que receberam o Selo de Prefeitura Empreendedora.

Terceiro Melhor Projeto do Rio Grande do Sul

Além do selo, a Prefeitura de Erechim foi agraciada conquistando o Terceiro Melhor Projeto do Estado do RS, pelo reconhecimento aos gestores que tenham implantado projetos de estímulo ao surgimento e ao desenvolvimento de novos negócios e à modernização da gestão pública, contribuindo de forma efetiva para o desenvolvimento econômico e social do município.

Participaram do evento no Teatro do SESC em Porto Alegre, o prefeito de Erechim, Paulo Polis, o vereador Edgar Marmentini – que na época da inscrição no Prêmio estava à frente da pasta de Desenvolvimento Econômico – o atual secretário da pasta, Tales Manhabosco, o adjunto, Vagner Zeizer, o assessor do Meio Ambiente, Mario Rossi e a servidora da Secretaria de Desenvolvimento, Marina Binsfeld.

O Prêmio

Realizado a cada dois anos, o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor é um reconhecimento Estadual e Nacional aos melhores projetos municipais que fomentam o empreendedorismo e o desenvolvimento regional através de políticas públicas voltadas às micro e pequenas empresas.

Esse prêmio é para as pessoas

“Somos um time. Fico extremamente feliz com esse reconhecimento do Sebrae/RS e, principalmente, em ver os resultados positivos obtidos pelas nossas equipes. Nossa gestão sempre teve como foco o desenvolvimento da nossa cidade e todos os trabalhos realizados pelas nossas secretarias de governo tem como objetivo melhorar a qualidade de vida das pessoas em todas as esferas da sociedade”, declara o prefeito de Erechim, Paulo Polis, destacando que esse prêmio é para todos os MEIs, micro e pequenos empreendedores que realmente fazem a diferença no desenvolvimento e crescimento da cidade.

Em busca da desburocratização

O projeto apresentado e executado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico tem como objetivo implantar ações junto aos órgãos municipais que estão envolvidos no processo de formalização de empresas, com o propósito de desburocratizar e facilitar a legalização do empreendedor erechinense, gerando mais oportunidades, renda e inclusão econômica e social. Para isso, é aplicada efetivamente os benefícios da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, além de desenvolver estratégias para o fomento das atividades devidamente regularizadas pelo Balcão do Empreendedor (criado em 2009), eliminando barreiras e convidando aqueles que detêm bons projetos para contribuírem de forma ativa e legalizada no desenvolvimento da cidade. O funcionamento do Balcão do Empreendedor tornou o processo de abertura de empresas mais célere e organizado. Para o prefeito, também é importante destacar os investimentos nos cursos de qualificação, nos convênios de capacitação e na disponibilidade da concessão de linhas de crédito junto ao ambiente de formalização do Balcão do Empreendedor, que possibilitou o fortalecimento da gestão e do investimento de capital nas empresas recém-regularizadas.

“A formalização de microempreendedores individuais era praticamente inexistente no ano de 2009, apenas 116 de um total de 5.804 micro e pequenas empresas ativas no município eram MEI´s. Desde a implantação do Balcão do Empreendedor, tem havido um movimento intenso de empreendedores registrados nesta categoria, resultando atualmente em cerca de 4 mil MEI´s já formalizados de um total de mais de 11 mil micro e pequenas empresas ativas atualmente”, declara Polis.

Integração – “O grande guarda-chuva”

O prefeito também ressaltou que o projeto da Secretaria de Desenvolvimento é como um grande ‘guarda-chuva’. “Temos inúmeras ações que culminam na melhoria dos serviços prestados. Acredito ser extremamente importante reforçar os serviços de informação e assessoria em gestão de crédito e tecnologia como a emissão de Certidão de Zoneamento, Alvará de Funcionamento Eletrônico, emissão de nota fiscal eletrônica; guias de recolhimento, concessão de microcrédito, além das assessorias e capacitações do Sebrae”, reforça Polis.

Ainda, o ‘guarda-chuva’ também contempla as ações continuadas como a Semana Municipal do Empreendedorismo, Feirão do Emprego, faça&mostre – Feira de Produtos e Serviços, capacitações para compras públicas municipais em parceria com a Secretaria Municipal de Administração, Semana do Empreendedor, Programa Qualificar, Salão do Microcrédito, Semana do Microempreendedor Individual, Salão do Empreendedor, Programa Gaúcho de Microcrédito, Alvará de Funcionamento Eletrônico e REDESIM.