Prefeitura Municipal de Erechim - Erechim realiza reunião para definir Olimpíadas Escolares
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/10791/erechim-realiza-reunio-para-definir-olimpadas-escolares

11/03/2016

Erechim realiza reunião para definir Olimpíadas Escolares

A participação do município no revezamento da Tocha Olímpica também foi tema do encontro

A participação do município no revezamento da Tocha Olímpica também foi tema do encontro

Representantes das Secretarias Municipais de Educação, Comunicação Social e Cultura, Esporte e Turismo, 15ª Coordenadoria Regional de Educação, escolas municipais, particulares e estaduais se reuniram na manhã desta sexta-feira (11) no Salão Branco do Ypiranga Futebol Clube para organizar as Olimpíadas Escolares e JERGS 2016. No encontro também foi destacada a participação de Erechim no revezamento da Tocha Olímpica em julho deste ano.

As Olimpíadas Escolares que serão promovidas pelas secretarias de Educação, Comunicação Social e Cultura, Esporte e Turismo terão 13 modalidades. O início dos jogos deve ser definido após o dia 24 de março, data limite para as escolas entregarem as inscrições das equipes participantes. A premiação deve acontecer em 1º de julho antes da passagem da Tocha Olímpica pelo município.

Erechim a rota do revezamento da Tocha Olímpica

Os Jogos Rio 2016 vão tomar as ruas de Erechim e de todo o Brasil. A partir do dia 3 de maio, o Revezamento da Tocha Olímpica vai percorrer o país. Em 95 dias, 329 cidades das cinco regiões receberão a visita da Chama Olímpica. A rota do Revezamento da Tocha Olímpica ligará o Brasil de norte a sul, confirmando o compromisso de envolver a população com os Jogos e levar o espírito Olímpico a todos os cantos do país.

Erechim vai integrar o Revezamento da Tocha Olímpica e no dia 3 de julho, um domingo, receberá o comboio. A cidade será a primeira do Rio Grande do Sul a receber a Chama, o que potencializará a visibilidade do município. A passagem da Tocha na cidade não tem custo para os caixas da Prefeitura.

*** Informações gerais:

- O Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016 vai percorrer 329 cidades do Brasil em 95 dias, alcançando 90% da população do país em todos os 26 estados do Brasil, além do Distrito Federal.

- Lugares especiais como Fernando de Noronha, Chapada Diamantina, as Ruínas de São Miguel das Missões, Inhotim, Chapada dos Guimarães, Lençóis Maranhenses, entre outros, também estão na rota da Chama Olímpica.

- #ChamaGeral é a campanha digital de engajamento do Comitê Rio 2016 para o Revezamento da Tocha Olímpica. As ações serão realizadas no ambiente digital com o objetivo de mostrar a essência, o calor e a diversidade dos brasileiros. A ideia é atrair os brasileiros para a rua, mostrar a multiplicidade cultural, natural e popular do povo.

- Os primeiros 16 privilegiados condutores da Tocha Olímpica foram anunciados. A judoca Erika Miranda, representando todos os atletas brasileiros, é o primeiro nome apresentado pelo Comitê Rio 2016.

- A 361° é a fornecedora dos uniformes que serão utilizados no Revezamento. O design das peças foi desenvolvido pelo Comitê Rio 2016 em parceria com a marca de material esportivo.

- Predominantemente branco, o uniforme dos condutores da Tocha Olímpica representa a paz e a união entre as diferentes culturas regionais e os povos do mundo, presentes na diversidade da população brasileira. O amarelo simboliza a Chama Olímpica e, ao lado do verde, homenageia as principais cores da bandeira do Brasil.

- Serão produzidas cerca de 65 mil peças, entre uniformes para condutores, corredores de apoio e equipe de trabalho.

- A tradicional cerimônia de acendimento da Chama Olímpica na cidade grega de Olímpia, berço dos Jogos da Antiguidade, será realizada em 21 de abril ao meio-dia.

- O Revezamento da Tocha Rio 2016 no Brasil começará por Brasília, no dia 3 de maio.

- A Chama percorrerá cerca de 20.000 quilômetros por estradas brasileiras e 10.000 milhas aéreas no trecho ao Norte e Centro-Oeste, entre Teresina e Campo Grande.

- A viagem se encerrará no dia 5 de agosto de 2016, quando o último condutor da Tocha acenderá a Pira Olímpica durante a Cerimônia de Abertura dos Jogos, no Estádio do Maracanã.

- Serão 12.000 condutores da Tocha. Ao longo dos próximos meses, o Comitê Organizador dos Jogos e os Patrocinadores Oficiais do Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016, Coca-Cola,

- Nissan e Bradesco, anunciarão os demais selecionados que terão o privilégio de conduzir a Tocha Olímpica.