Prefeitura Municipal de Erechim - Festividades do aniversário de Erechim iniciam com inauguração da URA
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/10651/festividades-do-aniversrio-de-erechim-iniciam-com-inaugurao-da-ura

10/02/2016

Festividades do aniversário de Erechim iniciam com inauguração da URA

Inicio oficial das atividades da Unidade de Referência Animal acontecerá no dia 28 de março

Festividades do aniversário de Erechim iniciam com inauguração da URA

Inicio oficial das atividades da Unidade de Referência Animal acontecerá no dia 28 de março

    A Unidade de Referência Animal (URA) de Erechim iniciará as atividades no dia 28 de março, e abrirá as festividades do aniversário de 98 anos de Erechim. O local será exclusivo para castração e chipagem dos animais – cachorros e gatos, sendo que o trabalho será realizado em parceria com as quatro Organizações Não-Governamentais que atuam no município.
    Na manhã desta quinta-feira (28), o secretário de Saúde, Plínio Costa Jr., acompanhado da Vice-Prefeita, Ana Oliveira, do diretor da Vigilância em Saúde (VISA), Theodoro Tedesco Neto, e da equipe que trabalhará na Unidade, realizaram uma visita para conferir os últimos ajustes antes da entrada em funcionamento do espaço.

 Parceria com as ONGs
    Deverão ser feitas, em média, quatro castrações e colocação de chips por dia, num sistema de rodízio. Sendo que cada ONG terá um dia da semana pré-definido para levar os animais.
    De acordo com a Vigilância em Saúde, a equipe da URA irá buscá-los em um local pré-combinado. A partir daí, os mesmos permanecem na Unidade pelo tempo necessário até a recuperação da anestesia. Passado esse período, ele é devolvido ao dono ou à organização para que seja adotado.
    Num primeiro momento, o foco principal será a castração das fêmeas.
    Cães e gatos serão recebidos no local somente após passarem pela triagem nas ONGS de proteção animal. A proposta da URA não é se tornar um canil, mas sim um local para castração e colocação de chip para controle dos animais.
    De acordo com as representações das ONGs, a implantação da URA é um passo muito importante para auxiliar no controle dos animais, e evitar que mais cachorros ou gatos sejam abandonados.

Equipe da Unidade de Referência Animal
    Neste primeiro momento, a equipe de trabalho da URA será composta por um médico veterinário, um estagiário estudante de Clínica Veterinária e o coordenador da URA.