Prefeitura Municipal de Erechim - Obras do hortoflorestal em fase de conclusão
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/10636/obras-do-hortoflorestal-em-fase-de-concluso

25/01/2016

Obras do hortoflorestal em fase de conclusão

Sede foi reformada para redirecionar a produção de plantas conforme o Plano de Arborização Urbana e as demandas paisagísticas do município

Sede foi reformada para redirecionar a produção de plantas conforme o Plano de Arborização Urbana e as demandas paisagísticas do município

Com a previsão de produção de mais de 70% das plantas utilizadas para as demandas paisagísticas de Erechim e de acordo com o Plano Diretor de Arborização Urbana, estão em fase de conclusão as obras do Hortoflorestal de Erechim. As obras incluem novas estufas e novo pavilhão com o objetivo de relocar todo o setor de produção para área melhor localizada geográfica e climaticamente, facilitando a logística da produção das plantas.
Com uma reserva ecológica de 72 hectares, o Hortoflorestal conta com uma equipe de colaboradores da Secretaria de Meio Ambiente que se dedicam a função do plantio e cuidado com as diferentes espécies de plantas que o horto oferece.

Novas estruturas
O pavilhão novo tem 400m² e será utilizado para almoxarifado, área de produção e alojamento para máquinas e equipamentos, com todos os cuidados de ergonomia para o trabalhador. Também foi realizada reforma na sede administrativa, com a montagem de uma estrutura de visitação que inclui um escritório, banheiro, sala de aula e dormitório para eventuais acampamentos por parte de pesquisadores.
Já as novas estufas irão abrigar a produção de árvores nativas e plantas ornamentais, próximas ao pavilhão novo, a fim de otimizar a produção e evitar perdas de plantas. Uma estufa será para abrigar a fase de germinação e a outra para abrigar as demais fases vegetativas das plantas.
Vale ressaltar que a Secretaria de Meio Ambiente prioriza o plantio de espécies nativas, possibilitando às pessoas conhecerem sobre a flora do sul do Brasil, além de resgatar espécies ameaçadas de extinção. Essa estrutura atende a demanda da cidade, produzindo o que é necessário sem desperdícios. Com isso haverá economia de recursos públicos, além da produção de mudas de qualidade, resistentes, de tamanho compatível, colocando em prática o Plano Diretor de Arborização Urbana existente.