Prefeitura Municipal de Erechim - Reabertura do banco de sangue de Erechim é tema de reunião na FEPPS
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/10624/reabertura-do-banco-de-sangue-de-erechim--tema-de-reunio-na-fepps

20/01/2016

Reabertura do banco de sangue de Erechim é tema de reunião na FEPPS

Uma comitiva de lideranças regionais, com a presença do prefeito Paulo Polis, esteve em Porto Alegre nesta terça-feira (19)

 Reabertura do banco de sangue de Erechim é tema de reunião na FEPPS
Uma comitiva de lideranças regionais, com a presença do prefeito Paulo Polis, esteve em Porto Alegre nesta terça-feira (19) para buscar a reabertura do banco de sangue de Erechim, que atende a 32 municípios do Alto Uruguai gaúcho.
Os representantes da Amau se reuniram na sede da Fundação Estadual de Produção e Pesquisa em Saúde (FEPPS), com a presidente da instituição, Neusa Kempfer, e com a diretora da Hemorrede Pública, Denise Jornada.
Na ocasião, o grupo apresentou as parcerias em andamento visando o processo de reestruturação do serviço, que, após interdição determinada pela Vigilância Sanitária Estadual, está sendo executado em caráter emergencial pelo Hemocentro Regional de Passo Fundo (Hemopasso).
'Tanto a presidente da FEPPS quanto a diretora da Hemorrede ficaram positivamente impressionadas com a mobilização regional pela reativação do serviço. Lembramos, aliás, que a unidade local já vem realizando uma série de ações na busca de uma solução efetiva que permita a retomada dos trabalhos', pontuou o prefeito.
Polis também destacou que a sociedade regional e o poder público de Erechim já contribuiram em mais de R$ 200 mil para a melhoria das condições de trabalho do banco de sangue só nos últimos meses, com a compra de novos equipamentos, mobiliário e contratação de pessoal.
Para o administrador judicial do banco de sangue, Jackson Arpini, a reunião foi proveitosa. 'Construímos pontes com o Estado no intuito de encaminharmos uma solução favorável à abertura da unidade hemoterápica de Erechim', avalia.
Além de buscar a reabertura do banco de sangue, o grupo também discutiu a viabilidade da instalação do programa Hemovida, do ministério da saúde, que visa informatizar o processo de captação, processamento e fornecimento da unidade local.
Além do prefeito Polis e de Arpini, estiveram presentes à reunião o prefeito de Campinas das Missões, representando da Associação dos Municípios do Alto Uruguai (Amau), Milton Cantele, o coordenador da 11ª CRS, Marcos Moretto, o diretor executivo da Fundação Hospital Santa Terezinha de Erechim Rafael Martins Ayub e o vereador presidente da Câmara de Vereadores, Lucas Farina.