Prefeitura Municipal de Erechim - Onda verde e outras alterações no trânsito buscam melhoria na circulação viária de Erechim
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/10608/onda-verde-e-outras-alteraes-no-trnsito-buscam-melhoria-na-circulao-viria-de-erechim

15/01/2016

Onda verde e outras alterações no trânsito buscam melhoria na circulação viária de Erechim

Entre as ações, aprovadas pelo COMTRAN, o funcionamento do semáforo entre a Sete e a Sergipe, a entrada da onda verde semafórica – via GPS – e a abertura da Paraná estão previstas para sábado

Onda verde e outras alterações no trânsito buscam melhoria na circulação viária de Erechim

Entre as ações, aprovadas pelo COMTRAN, o funcionamento do semáforo entre a Sete e a Sergipe, a entrada da onda verde semafórica – via GPS – e a abertura da Paraná estão previstas para sábado (16)

Para o próximo sábado (16) está programada a entrada em funcionamento dos conjuntos semafóricos entre a avenida Sete de Setembro e a rua Sergipe. Entre outras alterações, aprovadas pelo Conselho Municipal de Trânsito (COMTRAN), está a implantação da onda verde semafórica – via sistema GPS – e a reabertura do cruzamento das ruas Marechal Floriano e Paraná.
A Secretaria de Segurança e a Diretoria de Trânsito explicam que a abertura da Paraná – que estava programada para a semana anterior – precisou ser adiada devido aos últimos ajustes técnicos para o pleno funcionamento da onda verde.

Onda verde semafórica
A onda verde, formada pelos sinais de trânsito sincronizados, agiliza o tráfego nas cidades. Porém, a sincronização dos semáforos é um desafio permanente para especialistas e depende de cálculos, avaliações, estudos e planejamento para resultar em mais fluidez. Para esclarecer à comunidade, a Secretaria de Segurança informa que, se houver necessidade, ajustes serão executados sempre priorizando a humanização nas vias de tráfego com a inserção do pedestre no trânsito.

Projeto busca mais mobilidade
O projeto com as mudanças no trânsito tem como principal objetivo trazer mais mobilidade, além de melhorar a circulação viária incluindo transporte coletivo, veículos particulares, de transporte de passageiros e pedestres, buscando sempre a humanização no trânsito.
O trabalho, que tem no seu planejamento estratégico a execução das etapas de acordo com um cronograma pré-estabelecido, inclui, ainda, realocação do comércio de ambulantes, de ponto de táxi e de paradas de ônibus de acordo com as normas técnicas, nova sinalização horizontal e vertical, além de melhorias na iluminação pública.

Finalização está prevista até início das aulas de 2016
Também serão executadas podas legais nas árvores da avenida para melhorar a visibilidade dos usuários à sinalização de trânsito e semáforos. O projeto deve estar finalizado até o início das aulas de 2016 e a divulgação das modificações no trânsito será informada à comunidade de acordo com a sua execução com o objetivo de facilitar o entendimento e a adaptação da população.