Prefeitura Municipal de Erechim - Ouvidoria Municipal registra mais de 150 mil contatos e demandas recebidas em cinco anos
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13/01/2016

Ouvidoria Municipal registra mais de 150 mil contatos e demandas recebidas em cinco anos

Com uma média de 150 contatos por dia, esse canal de comunicação da Prefeitura de Erechim aponta, em relatório anual de 2015, índice de satisfação com serviços públicos de 88,80%

Ouvidoria Municipal registra mais de 150 mil contatos e demandas recebidas em cinco anos

Com uma média de 150 contatos por dia, esse canal de comunicação da Prefeitura de Erechim aponta, em relatório anual de 2015, índice de satisfação com serviços públicos de 88,80%

Criada para ser um canal de interlocução entre as demandas da comunidade e os serviços prestados pela Prefeitura de Erechim, a Ouvidoria Municipal, órgão vinculado à Secretaria de Comunicação Social (SECOM), realizou entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2015 um total de 38,5 mil contatos de pós-atendimento para avaliação dos serviços da Prefeitura – que obtiveram índice de satisfação de 88,80% - além de 3.799 demandas recebidas – com índice de 79,13% de resolução positiva.
Desde 2011, Ouvidoria Municipal sob a coordenação da Ouvidora Michele Onhate registrou 138.499 contatos de pós-atendimento e 11.555 demandas recebidas, num total de 150.054 registros de atendimentos. O relatório anual de 2016, com a retrospectiva dos anos anteriores, foi apresentado durante a manhã desta quarta-feira (6) pela ouvidora do município, Michele Onhatte, ao prefeito de Erechim, Paulo Polis e ao secretário de Comunicação, Salus Loch.

Ferramenta de gestão democrática
Conforme explica o prefeito, a Ouvidoria é uma ferramenta de gestão democrática cuja finalidade é proporcionar o diálogo entre a população e o Poder Executivo Municipal, sendo um importante mecanismo de escuta do cidadão, pois recebe sugestões, solicitações, denúncias e reclamações da população visando à melhoria no serviço público.
“O objetivo da Ouvidoria, a partir da manifestação dos nossos cidadãos, é melhorar a qualidade do atendimento de todos os setores da Prefeitura de Erechim de forma que a população possa se sentir satisfeita com os serviços oferecidos e ter suas necessidades atendidas”, pontua Polis.

Canal de comunicação com a comunidade
Para o prefeito de Erechim, vale ressaltar que a Ouvidoria funciona como um canal mais humano de interlocução com a população. “A ouvidoria recebe, analisa e encaminha todas as manifestações da população às secretarias competentes, recomendando possíveis medidas para a solução ou prevenção das mesmas. Em seguida, a Ouvidoria comunica de forma imediata o parecer do Poder Executivo para o cidadão”, esclarece Paulo Polis, ressaltando que 79,13% das demandas recebidas tiveram resolução positiva por parte da Prefeitura.
Esse canal colocado à disposição da população realiza também um importante trabalho de pós-atendimento. As pessoas que utilizam os serviços prestados pelo Poder Público recebem um contato da equipe da Ouvidoria, que tem por finalidade analisar a satisfação da população com os serviços da Prefeitura, que encerrou o ano em 88,80%. “O serviço público é responsável por prestar à população serviços essenciais para o bom funcionamento da cidade. Este é o nosso produto: prestação de serviços. Por isso, prezamos pela competência e pela excelência nas ações que desenvolvemos”, conclui o prefeito Polis.

Informatização da Ouvidoria Municipal
Conforme explica a ouvidora Michele Onhatte, a Ouvidoria Ativa (pós-atendimento) tem como objetivo ir em busca do munícipe para ouvir a sua satisfação em relação ao serviço utilizado, com o intuito de estabelecer uma parceria em prol da qualidade, eficiência e da austeridade administrativa. “Na Ouvidoria Ativa, a participação das pessoas é fundamental para que se tenha um diagnóstico sobre a atuação do poder público”, pontua a ouvidora.
“Em 2016 a Ouvidoria Municipal seguirá trabalhando diariamente na realização de contatos (pós-atendimento) e atendimentos para qualificar os serviços públicos do município de Erechim. Estamos aprimorando o atendimento progressivamente, e consolidando a Ouvidoria Municipal como um espaço aberto para que todos se manifestem com transparência, buscando o melhor para a nossa cidade”, ressalta Michele, lembrando que em 2015 a Ouvidoria Municipal teve a implantação de sistema informatizado.

Comunidade parceira da Prefeitura de Erechim
Segundo o secretário de Comunicação, Salus Loch, a Ouvidoria foi criada para que todos façam a sua contribuição, seja através de sugestões, pedidos, reclamações, fazendo com que a Administração Municipal possa direcionar a sua gestão para que Erechim seja cada vez mais uma cidade melhor para se viver. Os resultados da Ouvidoria demonstram que a população tem desempenhado o seu papel cidadão atuando como parceira da Prefeitura para melhoria da prestação dos serviços públicos.
“A Ouvidoria é um mecanismo para verificar como a população está analisando os serviços prestados pelo município, buscando mais resolutividade e melhorias onde houver necessidade. As instituições públicas têm o dever de controlar e oferecer melhores serviços diante de ocorrências, sejam elas positivas ou negativas e prestar à população serviços essenciais para o bom funcionamento da cidade”, frisa Salus Loch.

Como utilizar os serviços da Ouvidoria Municipal
As manifestações podem ser feitas preenchendo o formulário no link da Ouvidoria na página da Prefeitura, via e-mail (ouvidoria@erechim.rs.gov.br), telefone (0800-6487050) ou, ainda, pessoalmente na Rua Rui Barbosa, 114 (Edifício Paladium, sala 4), no centro da cidade.