Prefeitura Municipal de Erechim - Escola Municipal Cristo Rei está entre as melhores em inovação na Educação Básica do Brasil
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/10573/escola-municipal-cristo-rei-est-entre-as-melhores-em-inovao-na-educao-bsica-do-brasil

30/12/2015

Escola Municipal Cristo Rei está entre as melhores em inovação na Educação Básica do Brasil

O trabalho de Erechim foi reconhecido pelo Ministério da Educação entre instituições públicas e particulares

O trabalho de Erechim foi reconhecido pelo Ministério da Educação entre instituições públicas e particulares

Erechim soma títulos e conquistas quando o assunto é Educação. Hás pouco dias o Ministério de Educação divulgou a lista de 178 instituições educacionais brasileiras reconhecidas como exemplos de inovação e criatividade na educação básica. Entre as entidades estão organizações não governamentais e escolas públicas e particulares. A Escola Municipal de Ensino Fundamental Cristo Rei foi uma das escolas selecionadas. No Rio Grande do Sul apenas 13 educandários foram reconhecidos.

As instituições foram selecionadas entre as 683 que participaram de chamada pública lançada pelo Ministério da Educação para identificar e conhecer iniciativas inovadoras para a melhoria da qualidade da educação brasileira.

As organizações selecionadas traçam o perfil da inovação na educação do país. Elas estão presentes nas cinco regiões brasileiras e sua distribuição corresponde à da população: mais da metade (50,8%) está na Região Sudeste, seguida do Nordeste (21,9%), Sul (13,7%), Centro-Oeste (8,7%) e Norte (7,6%).

As escolas foram as que mais participaram, com 74,3% das inscrições. As demais (25,7%) são organizações educativas que atuam na formação de crianças, adolescentes e jovens, algumas com foco específico em cultura, comunicação, tecnologias digitais ou educação ambiental. Entre elas, 52,5% são públicas e 47,5%, particulares.

Cristo Rei e a sustentabilidade

As práticas inovadoras participantes atingem todos os níveis de ensino da educação básica: 83 instituições desenvolvem propostas com crianças da educação infantil, 135 trabalham com alunos do ensino fundamental, 73 estão voltadas para adolescentes do ensino médio e 40 atuam na educação de jovens e adultos. No ensino médio, há inovação tanto na modalidade regular quanto no ensino técnico.

A Escola Cristo Rei de Erechim foi reconhecida pelo trabalho desenvolvido na Educação Integral sobre sustentabilidade. Desde 2014 o colégio desenvolve o projeto Protagonismo e Escola Sustentável. A proposta é implantar entre os alunos uma rotina de preservação ambiental. O trabalho iniciou com aulas e apresentações de vídeos sobre a importância do meio ambiente, da água e da separação do lixo. Depois veio a parte prática com o recolhimento do lixo do bairro, construção de uma cisterna e reaproveitamento de materiais que antes iriam para o lixo.

As crianças também ajudam a manter a escola limpa. “Nós iniciamos esta atividade porque entendemos que aqui eles vão aprender e levar pra vida. Na escola eles já cuidam, separam o lixo. E sabemos que também já estão fazendo isso em casa. Foi uma emoção muito grande. Agora temos a certeza de que estamos no caminho certo”, declara uma das coordenadoras do projeto, Jocelei Portes.

Erechim e as conquistas da Educação

O projeto do Sistema Municipal de Ensino de Erechim está baseado em três eixos: Educação Integral, Informática Educativa e Educação Inclusiva. Os três modelos já renderam ao município inúmeros prêmios, certificações e méritos. Vale lembrar os principais

- Educação de Jovens e Adultos
. 2010 - Medalha Paulo Freire.
. 2011 – Pré-Enem – Certificado de Reconhecimento.
. 2012 - Reconhecimento de Inovação em Práticas para a Educação de Jovens e Adultos na América Látina e no Caribe pela UNESCO.
. 2013 - Menção Honrosa no Prêmio Gestor Público.

- Educação Inclusiva
A Educação Inclusiva que valoriza e respeita as diferenças deu a Erechim o Prêmio Nacional de Educação Inclusiva, sendo considerada a melhor do Brasil e à EMEI Irmã Consolata por ter a melhor experiência em educação inclusiva no país, reconhecida pela conquista do Terceiro Prêmio Experiências Educacionais Inclusivas. O reconhecimento foi concedido pela Organização dos Estados Ibero-Americanos (OIE) e pelo Ministério da Educação. No total, 140 projetos de todo Brasil foram avaliados, englobando desde capitais e grandes metrópoles, até pequenos municípios.

O atendimento especializado a crianças com deficiência desenvolvido pela Secretaria de Educação de Erechim deu a Pasta o título de segunda melhor do Brasil, sendo reconhecida pelo conjunto das ações que desenvolve em relação a educação inclusiva no município.

Prêmio Experiências Educacionais Inclusivas: a escola aprendendo com as diferenças. .2011- EMEF Othelo Rosa – classificada entre as 10 melhores experiências do Brasil. .2013 – EMEI Irmã Consolata – 1º lugar no Brasil na categoria escolas.
. SMEd – 2º lugar – categoria Secretarias Municipais.
. 2012 - Troféu Prêmio Gestor Público Especial.
. 2014 - Livro de “Ouro” - Prêmio Gestor Público.
. 2015 -  Certificação de Projeto continuidade Prêmio Gestor para o projeto: Todos na Escola – Respeito às Diferenças.

- Alimentação Escolar
. Em 2010, o município foi premiado com o Prêmio Gestor Público com o Projeto “Alimentação Escolar” - Preocupação com a Qualidade de Vida e o Desenvolvimento Socioeconômico da Região. Premiação esta promovido pelo Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Tributária do RS (Sindifisco/RS)em parceria com a Associação dos Fiscais de Tributos Estaduais do RS (AFISVEC).

- Informática Educativa
. 2014 – Prêmio Destaque no Prêmio Gestor Público – Novas formas de Aprender, novas maneiras de Ensinar...
. 2015 – Mensão Honrosa -  Continuidade - Novas formas de Aprender, novas maneiras de Ensinar...

Educação Integral
.Prêmio Gestor Público Municipal
.2014 – Prêmio Participação e Reconhecimento: Educação no Campo em Jornada Ampliada: Desafios e Perspectivas. 

- Em 2014 Erechim foi selecionado entre as melhores experiências de educação integral no Brasil, dentro do Programa Mais Educação. Em pesquisa encomendada pelo Ministério da Educação (MEC), o município é um dos 21 do país e o único do Rio Grande

- Erechim tem a 7ª melhor educação do Rio Grande do Sul segundo o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). E é a 1ª listada entre àquelas com mais de 50 mil habitantes.

“É muito bom ganhar prêmios, sem dúvidas. Mas o que nos deixa mais feliz é ver o resultado social, a gratidão dos pais e dos estudantes. Todas essas conquistas demostram que estamos fazendo um trabalho correto em prol de uma Educação para todos”, declara o secretário de Educação de Erechim, Alderi Oldra.

Educação de Erechim é tema de pesquisa da UNESCO

- O trabalho desenvolvido nas escolas de Erechim também é tema de pesquisa por parte da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), que avaliou o município junto a outros nove de todo o Brasil.  A pesquisa quer identificar e divulgar as boas práticas em inclusão e fortalecer programas, projetos e políticas alinhadas à educação inclusiva no Brasil.