Prefeitura Municipal de Erechim - Menos poluição visual, Erechim mais limpa e bela
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/10548/menos-poluio-visual-erechim-mais-limpa-e-bela

21/12/2015

Menos poluição visual, Erechim mais limpa e bela

Projeto de lei do executivo, que teve parceria do IAB e CDL, é aprovado pela Câmara de Vereadores e deverá tornar a cidade mais bonita para todos

Menos poluição visual, Erechim mais limpa e bela
Menos poluição visual, Erechim mais limpa e bela

Projeto de lei do executivo, que teve parceria do IAB e CDL, é aprovado pela Câmara de Vereadores e deverá tornar a cidade mais bonita para todos

A prefeitura de Erechim, em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), teve nesta segunda-feira (21), com a aprovação do Projeto de Lei 'Erechim, Cidade Limpa', uma importante conquista no processo de Requalificação do Centro Comercial e Histórico de Erechim.

A lei – depois de discutida em audiência pública e referendada pelo Conselho das Cidades –, foi   aprovada por unanimidade pela Câmara de Vereadores e regulamenta a instalação e anúncios em prédios e veículos, além de estabelecer padrão de cores nos edifícios históricos do município.Conforme os parceiros do projeto, a ação busca promover melhorias que priorizem a humanização dos espaços públicos visando a despoluição das fachadas de edificações do centro e dos bairros da cidade. O texto legal dispõe sobre a ordenação dimensional de letreiros, controle do material publicitário aplicado no espaço urbano e padronização de cores para pintura de prédios com no mínimo 50 anos de construção e com valor histórico a ser avaliado pelo Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural (Comphac).


Para o prefeito Paulo Polis, a lei Cidade Limpa irá valorizar o patrimônio histórico local, preservando a memória cultural, além de ampliar a compreensão dos elementos da paisagem urbana. “Erechim é bonita por natureza e, também, graças ao trabalho de homens e mulheres de diversas atividades que nos antecederam. É preciso valorizar isso, tornando a cidade mais estruturada, humanizada e acolhedora, permitindo que o cidadão goste cada vez mais daqui para viver, investir se sentir bem”, observa Polis.


O presidente da CDL, Evandro Fhynbeen, reforça os pontos levantados pelo prefeito e antevê um ganho importante também para o setor do comércio. 'Tudo o que é menos é mais. Com menos poluição, o cidadão poderá ver aquilo que realmente é importante para os lojistas, que são os produtos, as vitrines, as pessoas. Isso certamente irá estimular as vendas em nossas lojas', analisa.


O prazo para implantação das mudanças será de 12 meses na região central e de 18 meses nos demais bairros da cidade.

A lei de Erechim tem como base experiências bem sucedidas em diversas cidades do mundo, como São Paulo, Barcelona e Caxias do Sul.