Prefeitura Municipal de Erechim - Erechim participa do Seminário Final do Pacto pela Alfabetização da Idade Certa
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/10519/erechim-participa-do-seminrio-final-do-pacto-pela-alfabetizao-da-idade-certa

16/12/2015

Erechim participa do Seminário Final do Pacto pela Alfabetização da Idade Certa

Erechim participa do Seminário Final do Pacto pela Alfabetização da Idade Certa
Erechim participa do Seminário Final do Pacto pela Alfabetização da Idade Certa

Mais de mil professores do Rio Grande do Sul participaram nesta segunda-feira (14), do Seminário Final do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. O evento foi realizado no Itaimbé Palace Hotel em Santa Maria. Erechim esteve representada pela coordenadora local do Pacto, Anelise Bianchi, e outras duas orientadoras de estudos, Rosangela Pereira e Guacira Javornik. No Seminário foram apresentados trabalhos envolvendo as práticas pedagógicas desenvolvidas durante este ano. 

Pacto Nacional

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.
Princípios centrais são considerados ao longo do desenvolvimento do trabalho pedagógico: o sistema de escrita alfabética; o desenvolvimento das capacidades de leitura e de produção de textos; a ludicidade e o cuidado com as crianças são condições básicas nos processos de ensino e de aprendizagem

Pacto em Erechim


Em Erechim 42 professores realizam a Formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa orientados pelas professoras Guacira Jarvodnik e Rosângela Pereira e coordenados pela professora Anelise Fátima Bianchi.
Nestas formações as professoras realizam estudos relacionados ao Ciclo de alfabetização e confecção de materiais pedagógicos para serem utilizados com os estudantes em sala de aula.