Prefeitura Municipal de Erechim - Mutirão para eliminar focos do Aedes aegypti recolheu 48 toneladas de lixo
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/10517/mutiro-para-eliminar-focos-do-aedes-aegypti-recolheu-48-toneladas-de-lixo

14/12/2015

Mutirão para eliminar focos do Aedes aegypti recolheu 48 toneladas de lixo

“É necessário que haja uma parceria entre o poder público e a população, mas devemos esclarecer que os locais onde tiver foco do mosquito serão notificados, e se for reincidente haverá

“É necessário que haja uma parceria entre o poder público e a população, mas devemos esclarecer que os locais onde tiver foco do mosquito serão notificados, e se for reincidente haverá a aplicação de multas”, destacou o diretor de Vigilância em Saúde (VISA), Theodoro Tedesco Neto

    Aproximadamente 40 cargas de lixo foram recolhidas no mutirão de limpeza realizado no último sábado (12), durante todo o dia,  nos bairros Linho e Bela Vista. Para o mutirão foram utilizados 10 caminhões, quatro retroescavadeiras e uma carregadeira que auxiliaram no trabalho das mais de 100 pessoas, entre servidores públicos de Erechim, voluntários da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e da comunidade que auxiliaram na ação.
    De acordo com o diretor de Vigilância em Saúde (VISA), Theodoro Tedesco Neto, essa primeira etapa do recolhimento de lixo aconteceu nesses bairros, em função de estar ali a maior concentração de focos do mosquito Aedes aegypti. Totalizando aproximadamente 65% da área de risco no município.
    “Durante o mutirão foi recolhido desde sofás velhos até restos de máquinas de lavar, plásticos, garrafas, enfim, todo material que poderia acumular água, e tornar-se um possível foco do Aedes aegypti”, explicou Tedesco.
    Apesar de a comunidade ter trabalhado junto na ação, deve-se deixar claro que é importante ficar atento ao descarte correto de todo o tipo de materiais. “É necessário que haja uma parceria entre o poder público e a população, mas devemos esclarecer que os locais onde tiver foco do mosquito, os proprietários serão notificados, e se for reincidente haverá a aplicação de multas”, destacou o diretor da VISA.
   
   
Atenção aos terrenos baldios e locais onde forem encontrados focos do Aedes aegypti

    Proprietários de terrenos baldios devem ficar atentos a limpeza de seus lotes, uma vez que o acumulo de lixo pode gerar notificação e multa, com valor inicial de R$ 658,00.
    Locais que apresentarem focos do mosquito também serão notificados, caso haja reincidência, o proprietário será multado.

Mutirões de limpeza continuarão sendo desenvolvidos

    Durante toda essa semana, serão analisados os demais bairros de Erechim, onde a concentração de possíveis focos do mosquito é maior, assim no próximo sábado, dia 19 de dezembro, a ação será realizada nesses locais.

O que será recolhido

Serão recolhidos objetivos capazes de acumular água, como pneus, vaso, floreiras, potes de diversos tamanhos, sacos plásticos, entre outros.