Prefeitura Municipal de Erechim - Prefeito conhece as metas do Projeto FORTE
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/1051/prefeito-conhece-as-metas-do-projeto-forte

09/10/2007

Prefeito conhece as metas do Projeto FORTE

Prefeito conhece as metas do Projeto FORTE

    A URI-Campus de Erechim apresentou ao prefeito Eloi Zanella, as ações já realizadas e as providências a serem tomadas no Projeto FORTE (Formação para o Turismo e Enogastronomia), que está sendo desenvolvido em parceria com a Escola de Enologia de Conegliano, na Província de Treviso, Itália.
     A possibilidade deste intercâmbio tecnológico nasceu em outubro do ano passado quando da viagem à Itália de uma comitiva erechinense liderada pelo prefeito municipal de Erechim, Eloi João Zanella, e pelo Diretor Geral da URI-Campus de Erechim, professor Luiz Mario Silveira Spinelli.     O intercâmbio foi concretizado em novembro do ano passado, num encontro que teve lugar na URI-Campus de Erechim, quando a Universidade recebeu os professores Bruno Brunello e Rosário Di Gaetano, presidente e pesquisador daquela Escola italiana.
    O Projeto For.T.E., dirigido para o desenvolvimento do agroturismo em regiões onde vivem descendentes de italianos, já está sendo desenvolvido na UNISUL, em Tubarão e Urussanga, e na UNOESC, de Joaçaba, Santa Catarina, e agora também na URI-Campus de Erechim.
    Após a viagem técnica dos representantes destas universidades à Itália, no último mês de julho, onde a URI-Campus de Erechim esteve representada pelo professor Almir Barriquelo, vários passos foram dados visando a implantação do projeto da vitivinicultura na região.
    E foi para mostrar as etapas já vencidas e as demais que precisam ser concretizadas que a URI promoveu o encontro com o prefeito municipal de Erechim, Eloi João Zanella, que contou também com a presença do gerente regional da EMATER, Luiz Ângelo Poleto, e do presidente da Agência de Desenvolvimento do Alto Uruguai, Deoclécio Corradi. Participou também deste encontro o assessor italiano Danilo D’Attanasio Esposito, que representa a Universidade de Trento, e que retornou a Erechim para tratar de outro importante projeto que visa o desenvolvimento regional. Futuramente, em momento oportuno, a URI-Campus de Erechim pretende apresentar o projeto For.T.E. à Associação dos Municípios do Alto Uruguai.
    
Plano de desenvolvimento
    Além de visitas à UNISUL, onde o Projeto FORTE já está em desenvolvimento há sete anos, a URI-Campus de Erechim irá implantar um banco genético até o final do ano, no Campus II da Universidade, no Bairro Demoliner, onde também irá funcionar uma unidade experimental.
    Caberá à Prefeitura Municipal de Erechim escolher três propriedades onde serão instaladas unidades experimentais, bem como à EMATER regional caberá escolher outras três propriedades que deverão aderir ao Projeto. Estas definições levarão em consideração uma série de fatores, como a identificação da propriedade com a atividade vitivinícola, haver disponibilidade de área adequada ao cultivo desta cultura obedecendo uma série de normas e procedimentos que permitam o    
     O projeto inicial prevê a vinda, da Itália, de 3 mil mudas de 30 variedades que irão constituir o Banco Genético. Além disso, cada unidade experimental plantará mudas de todas as variedades importadas e que irão permitir o processo de microvinificação.
     No mês que vem, os professores Bruno Brunelo e Rosario Di Gaetano, da Escola de Enologia de Conegliano, devem vir a Erechim para visitar as universidades envolvidas no Projeto FORTE e definir as próximas etapas de cada projeto.
     Para o prefeito Eloi Zanella, este é um momento muito importante para Erechim e região porque de forma concreta estamos conseguindo trazer novas e importantes tecnologias que poderão viabilizar o cultivo e a industrialização da uva como grande fonte de geração de renda para a região. O prefeito também parabenizou a direção e a equipe técnica da URI-Campus de Erechim pela forma responsável e dedicada como tem levado adiante este projeto.   
     Segundo o Diretor Geral da URI-Campus de Erechim, o mais importante neste momento é consolidar a confiança conquistada junto a estas renomadas instituições européias. “Para tanto, devemos continuar cuidando de cada etapa para que seus resultados confirmem o crédito recebido” (Assessoria de Comunicação da URI Campus de Erechim).