Prefeitura Municipal de Erechim - Dia de aprender brincando
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/10483/dia-de-aprender-brincando

04/12/2015

Dia de aprender brincando

1,5 mil estudantes das escolas municipais participam da Mostra do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

Dia de aprender brincando
Dia de aprender brincando

1,5 mil estudantes das escolas municipais participam da Mostra do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

Mais de 1,5 mil estudantes dos 1º aos 3º anos das escolas municipais de Erechim, entre eles cinco cadeirantes, tiveram uma aula diferente na última terça-feira (1). Eles acompanharam Primeira Mostra Interativa de Atividades do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. No evento realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Luiz Badalotti as crianças participaram das atividades desenvolvidas pelos professores durante os encontros de formação pelo Pacto.

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC – é uma ação inédita do Ministério da Educação que conta com a participação articulada do Governo Federal e dos governos estaduais e municipais, dispostos a mobilizar esforços e recursos, na valorização dos professores e escolas, no apoio pedagógico com materiais didáticos de qualidade para todas as crianças e na implementação dos sistemas adequados de avaliação, gestão e monitoramento.

Em Erechim 42 professores realizam a Formação do Pacto orientados pelas professoras Guacira Jarvodnik e Rosângela Pereira e coordenados pela professora Anelise Fátima Bianchi. “Estamos no terceiro ano de implantação do PNAIC e temos claro o compromisso com a meta de alfabetizar todas as crianças brasileiras até 8 anos de idade. O Ministério da Educação acredita no potencial de nossos alfabetizadores e na força das nossas escolas públicas”, explica a coordenadora local do Pacto, Anelise Fátima Bianchi.

Em 2013, a ênfase do PNAIC baseou-se na formação em Língua Portuguesa e, em 2014, na formação em Matemática. Em 2015, a novidade é a ampliação para as demais áreas do conhecimento, de forma integrada, abrangendo a educação integral das crianças nesse início do processo de escolarização.

“A alfabetização é, sem dúvida, uma das nossas prioridades. Pois o professor alfabetizador tem a função de auxiliar na formação para o bom exercício da cidadania. Para isso, é preciso ter clareza sobre qual concepção de alfabetização está subjacente à sua prática. Nesta Mostra podemos perceber através das atividades desenvolvidas com as crianças que as metas do Pacto estão sendo alcançadas”, destaca o secretário Municipal de Educação, Alderi Oldra.