Prefeitura Municipal de Erechim - Terminal Urbano tem passeio otimizado
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/10470/terminal-urbano-tem-passeio-otimizado

02/12/2015

Terminal Urbano tem passeio otimizado

Obras de acessibilidade estão sendo finalizadas. Rampa para cadeirantes deve ser construída nos próximos dias

O secretário de Obras, Jorge Psidonik acompanhado da Diretora Técnica da Secretaria de Obras, Inês Vieira visitaram na manhã desta terça-feira (1º) as obras de acessibilidade do Terminal Rodoviário Urbano. No local foi finalizado o passeio público que garante segurança ao deficiente visual. Nos próximos dias será construída uma rampa para que os cadeirantes possam embarcar e desembarcar dos ônibus sem risco de cair.

Conforme o secretário, a acessibilidade no Terminal foi um pedido do próprio Conselho Municipal de Acessibilidade para atender as demandas da Adeve (Associação dos Deficientes Visuais) e da Adau (Associação dos Deficientes do Alto Uruguai). “Estamos trabalhando para garantir o direito de acessibilidade a todas as pessoas, partindo de um novo conceito para a cidade, que ofereça aos pedestres, portador de alguma deficiência ou não, a inclusão deles através de melhorias, desde os passeios públicos, até a mobilidade urbana, com todos os modais de transporte”.

Conselho de Acessibilidade se reúne para avaliar 2015

A Secretaria de Obras da Prefeitura de Erechim reúne nesta quinta-feira (3), às 19h15min na Câmara de Vereadores, o Conselho Municipal de Acessibilidade (Comuna) para avaliar a otimização de passeios públicos realizada neste ano e planejar o ano de 2016. O Programa Passeios para Pessoas é realizado em conjunto entre as secretarias de Coordenação e Planejamento, de Obras e de Meio Ambiente e visa garantir acessibilidade as pessoas com deficiência.

No encontro desta quinta-feira, também está prevista a formação dos conselheiros através de uma dinâmica de inclusão. O conselho conta com mais de 100 membros, entre representantes de escolas, empresas, comércio, sindicatos, conselhos de arquitetos, de engenheiros, associações de moradores, associações de deficientes, de idosos, órgãos do Poder Público, entre outros.

Como deixar seu passeio acessível

Proprietários que quiserem melhorar seus passeios, ou desejarem construir nas normas, antes de qualquer notificação, podem procurar ajuda técnica da Secretaria Municipal de Obras, na Praça da Bandeira, 354. Também é possível fazer contato através do telefone 3520-7000. Além disso, as pessoas podem vir à prefeitura e solicitar que sua rua seja toda melhorada. Nas ruas definidas como prioritárias para o Comuna para receber o piso tátil, para orientação de deficientes visuais, a prefeitura doa o material. A regra também vale para espaços aonde for obrigatório plantar árvores, a Secretaria de Meio Ambiente fará de graça o plantio. Além disso, para famílias de baixa renda, haverá a possibilidade de financiar a obra na prefeitura.