Prefeitura Municipal de Erechim - Cidadania inicia a organização do Fórum da Faders
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/10354/cidadania-inicia-a-organizao-do-frum-da-faders

28/10/2015

Cidadania inicia a organização do Fórum da Faders

Fórum tem como objetivo debater as políticas públicas necessárias e existentes para pessoas com necessidades especiais

Cidadania inicia a organização do Fórum da Faders

Fórum tem como objetivo debater as políticas públicas necessárias e existentes para pessoas com necessidades especiais

    Na manhã desta quarta-feira (28), estiveram reunidas na Secretaria de Cidadania, junto com a secretária Maria Dolores Mafacioli Golin, a Diretora Técnica Social, Nelci D'Agostini, a Chefe da Divisão Proteção Social Especial, Leonice Balestrin e a Assistente Social, Renata Nunes, para debater sobre a organização do Fórum Permanente da Política Pública Estadual para Pessoas com Deficiência e Pessoas com Altas Habilidades, que será realizado no dia 17 de novembro, e tem por objetivo unir gestores, prefeitos e usuários desse sistema para analisar as ações que já existem e as que podem ser implantadas nos municípios.
    De acordo com a Diretora Técnica Social, Nelci D'Agostini, as conversas para a realização do fórum iniciaram ainda no ano passado. Em cada reunião realizada é debatido o que já é oferecido à população, como por exemplo, entrega de óculos gratuitos, cadeiras de rodas, e existe uma 'troca de experiências', onde cada representante dos municípios fala as ações criadas. “São realizadas reuniões para a organização destes encontros, para que em cada fórum seja possível mostrar os avanços de cada município, uma vez que é realizado um mapeamento sobre as ações existentes e o que se está fazendo para melhorar a condição de vida dessas pessoas”, destacou.....
    A secretária Maria Dolores Golin, afirmou que unir as secretarias para essas ações é de grande importância, uma vez que as mudanças devem ser feitas em todos os setores, “temos que ter o apoio da Educação, Saúde, Planejamento, Obras, enfim todas as secretarias, pois são as atividades conjuntas que alcançam os melhores resultados, na inclusão devemos trabalhar todos unidos”, finalizou.
    Para o fórum que será realizado aqui em Erechim, no dia 17 de novembro, estarão presentes os representantes dos 32 municípios que compõem a Associação de Municípios do Alto Uruguai  (AMAU), com entidades e autoridades, para que haja uma riqueza de projetos que podem ser trocados e aproveitados por todos.
   

Fórum Permanente da Política Pública Estadual para Pessoas com Deficiência e Pessoas com Altas Habilidades

    A estrutura do fórum abordará o mapeamento da realidade regional sobre a inclusão, também o diálogo com a comunidade sobre esse tema, além da inclusão social e direitos humanos. Também serão tratados temas relevantes, como a garantia de igualdade de oportunidades, o respeito pela dignidade, o combate à discriminação, o conceito de acessibilidade, nomenclaturas, direitos e benefícios, entre outros, serão enfocados e trabalhados na perspectiva da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e das Políticas Públicas para PcD e PcAH.