Prefeitura Municipal de Erechim - URI inicia intercâmbio tecnológico com Província de Treviso, na Itália

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/1034/uri-inicia-intercmbio-tecnolgico-com-provncia-de-treviso-na-itlia

04/10/2007

URI inicia intercâmbio tecnológico com Província de Treviso, na Itália

URI inicia intercâmbio tecnológico com Província de Treviso, na Itália

URI inicia intercâmbio tecnológico com Província de Treviso, na Itália
URI inicia intercâmbio tecnológico com Província de Treviso, na Itália

     O professor Almir Barriquelo, da URI-Campus de Erechim, acaba de retornar de uma viagem à Itália, onde participou de um curso na Escola de Enologia de Conegliano, na Província de Treviso. A viagem marca o início do intercâmbio tecnológico entre a URI-Campus de Erechim e a aquela região italiana, encaminhada em outubro de 2006, quando da viagem à Itália de uma comitiva erechinense liderada pelo Diretor Geral da URI-Campus de Erechim, professor Luiz Mario Silveira Spinelli, pelo Diretor Acadêmico, professor Arnaldo Nogaro, e o Prefeito Municipal de Erechim, Eloi João Zanella.
    O intercâmbio foi concretizado em novembro do ano passado, num encontro, na URI-Campus de Erechim, entre os professores Bruno Brunello e Rosário Di Gaetano, presidente e pesquisador daquela Escola italiana, e o reitor da URI, professor Bruno Ademar Mentges, e o diretor geral da URI-Campus de Erechim, professor Luiz Mario Silveira Spinelli.
     Financiado pela região do Vêneto, o Projeto, denominado FOR.T.E  (Formação para o Turismo e Enogastronomia), dirigido para o desenvolvimento do agroturismo em regiões onde vivem os descendentes de italianos no mundo, já está na segunda etapa no Brasil. A primeira experiência está sendo desenvolvida com a UNISUL, em Tubarão e Urussanga, em Santa Catarina, há sete anos. A segunda etapa começa agora envolvendo a URI-Campus de Erechim, e a UNOESC, nas cidades de Joaçaba e Videira.
    Durante 15 dias, o professor Barriquelo e representantes destas universidades catarinenses, tiveram acesso a informações e tecnologia de ponta na área do agroturismo, especialmente no setor de vitivinicultura, com a Escola de Enologia da cidade de Conegliano, a mais antiga da Itália, com 130 anos, reconhecida pela produção dos melhores vinhos italianos. Barriquelo voltou entusiasmo com a concretização da parceria e acredita que a implantação do Projeto FOR.T.E, em Erechim e região, tem um significado histórico e poderá definir um novo rumo para o desenvolvimento regional sustentável.
     O objetivo principal da viagem do professor era mostrar que a URI-Campus de Erechim está disposta a entrar no Projeto FOR.T.E, que já está sendo desenvolvido no Brasil, mais especificamente com a UNISUL, em Santa Catarina, que já encaminhou 250 alunos para lá, para estágios nas áreas de Gastronomia, Turismo, Nutrição, Vitivinicultura e Enologia, através do programa de intercâmbio.
    O objetivo, neste momento, é mostrar o interesse em participar e, assim, estar levando, futuramente, os estudantes da URI-Campus de Erechim para conhecer os projetos desenvolvidos.  Em vista disto, em julho e agosto próximos, já estarão sendo produzidos os enxertos de material genético (clones) de 20 variedades de uvas (para produção de vinho branco e tinto), oriundas da Itália, com o objetivo de criar um banco genético para a Região.
     Este material será implantado no Campus II da URI e em algumas propriedades de produtores de uva de Erechim, interessados em fazer parte do projeto experimental.
 O professor Barriquelo informou que os italianos estão muito otimistas com esta parceria com a URI-Campus de Erechim. "Isso foi o que mais nos entusiasmou. O interesse da Direção do Campus em receber este projeto foi percebido e isto foi decisivo para que eles acreditassem em nós. Eles estão com uma grande expectativa quanto ao sucesso do projeto na URI, e nós estamos com este compromisso, a partir de agora. E eu, que fiz parte do primeiro grupo que foi para lá fazer o Curso, notei que eles não estão medindo esforços para mostrar toda a parte de produção, apesar de serem uma referência mundial e um pólo de produção de ótimos espumantes e vinhos. Mesmo assim, fizeram de tudo para nos passar o que existe de mais avançado em todas as fases do plantio e cultivo de videira, na multiplicação in vitro e até na produção enológica. A Cooperativa de Rauscedo, que é a maior produtora de mudas do mundo, produzindo mais de 80 milhões de mudas por ano, que eles não abrem para qualquer um conhecer, foi aberta para nosso grupo. O professor Rosario Di Gaetano, que promoveu este curso, se esforçou para nos apresentar o que há de melhor".         E citou um exemplo deste avanço tecnológico visto na Itália. "Uma das aulas que chamou nossa atenção foi a do professor Giovanni Cargnello, autoridade internacional na parte de vitivinicultura, que desenvolveu um método pioneiro de condução de parreira. Destacou que o projeto não quer ensinar a produzir uva e vinho e, sim, como desenvolver a região através de desenvolvimento sustentável, fazer as pessoas envolvidas no projeto crescerem juntas, como cresceu a região de Vêneto, que há 40 anos era uma das mais pobres da Itália, e se tornou hoje referência no programa de desenvolvimento sustentável. Aqui em Erechim e na região, vamos iniciar pelo projeto de vitivinicultura, mas o objetivo é converter esta iniciativa também para as áreas de fruticultura, laticínios e carnes com as quais a nossa região se identifica, aliadas a projetos turísticos. Para a URI, este projeto é a oportunidade de intercâmbio, estágios, e, para a nossa região, a chance de levar produtores para lá, para comprovarem como funciona o empreendedorismo rural".
    Afirmou, entretanto, que "este projeto não é algo que vai começar e logo teremos resultados, pois temos que lembrar que a parreira leva 3 anos para começar a produzir. É um projeto a longo prazo. Precisamos também de parceiros interessados em se preparar para receber esta tecnologia totalmente diferente, e que precisa de muito estudo para o desenvolvimento correto das técnicas. Em novembro, técnicos da Itália virão para cá para avaliar os enxertos que serão feitos em julho e agosto, conhecer a área onde ocorrerá o projeto. Calculamos que faremos de 3 a 4 mil enxertos que serão distribuídos entre a URI-Campus de Erechim, a UNISUL e a UNOESC, em Santa Catarina".
    O Diretor Geral da URI-Campus de Erechim, professor Luiz Mario Silveira Spinelli, analisa com otimismo este primeiro passo que concretiza o intercâmbio com a Itália. "Este foi um momento muito importante dentro do projeto de busca de parcerias internacionais, proposto pela URI-Campus de Erechim. Sem dúvida, em muito irá contribuir para o acesso ao conhecimento e ao desenvolvimento regional".
     Spinelli lembra, ainda, que "embora as dificuldades naturais enfrentadas, quando se dá início a projetos desta natureza, a URI não medirá esforços para ver os mesmos consolidados gerando resultados positivos". Salienta também que apesar do encaminhamento ter sido realizado através da Universidade, "os projetos deverão receber o apoio e a contribuição de outras importantes entidades públicas e privadas, de forma especial da Prefeitura Municipal de Erechim, que tem manifestado grande interesse nestas ações".
Assessoria de Comunicação e Eventos da URI - Campus de Erechim– Por: Ademar Costa