Prefeitura Municipal de Erechim - Conselho Municipal de Saúde participa da 7ª Conferência Estadual de Saúde
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/10215/conselho-municipal-de-sade-participa-da-7-conferncia-estadual-de-sade

25/09/2015

Conselho Municipal de Saúde participa da 7ª Conferência Estadual de Saúde

Conselho Municipal de Saúde participa da 7ª Conferência Estadual de Saúde

Encerrou neste domingo (20) a 7ª Conferência Estadual de Saúde. A equipe de delegados de Erechim esteve presente na conferência para defender as propostas da conferência Municipal. Os delegados de Erechim que participaram da conferência estadual são Sonia Ferreira, Laurita Toniollo, Rafael Ayub, Michel Artur Hagers, Douglas Barragana, Dionora Dean Venancio, Aladir Mariga e Calcido Rodrigues.
Durante a Conferência foram eleitos os 140 delegados que irão representar o Rio Grande do Sul na etapa nacional, que ocorrerá de 1º a 4 de dezembro, em Brasília. Deste número, 70 delegados representam o segmento usuário do Sistema Único de Saúde (SUS), 35 são trabalhadores em saúde e os outros 35 são gestores ou prestadores de serviço, o que garante a paridade exigida em lei.
Erechim enviará três delegados para Brasília, Sonia Ferreira representando os trabalhadores em saúde, Calcido Rodrigues representando os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e Rafael Ayub representando os gestores ou prestadores de serviço.
A plenária também aprovou o relatório final contendo as propostas debatidas nos 60 grupos de trabalho reunidos no sábado (19). Foram escolhidas cinco propostas por cada um dos oito eixos temáticos que compõem a 15ª Conferência Nacional, que são: direito à saúde, garantia de acesso e atenção de qualidade; participação social; valorização do trabalho e da educação em saúde; financiamento do SUS e relação público/privado; gestão do SUS e modelos de atenção à saúde; informação, educação e política de comunicação do SUS; ciência, tecnologia e inovação no SUS; reformas democráticas e populares do Estado. Também foram aprovadas moções de âmbito regional e estadual.
Com o tema central “Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas: Direito do Povo Brasileiro”, a VII Conferência Estadual de Saúde foi realizada em Porto Alegre, no auditório Araújo Vianna, de 18 a 20 de setembro. Contou com cerca de 2.500 participantes, entre delegados e convidados.