Prefeitura Municipal de Erechim - Com destaque para a leitura, alfabetização das crianças em Erechim avança Resultados revelados pelo ministério da Educação apontam cr">
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/10203/com-destaque-para-a-leitura-alfabetizao-das-crianas-em-erechim-avana

21/09/2015

Com destaque para a leitura, alfabetização das crianças em Erechim avança

Resultados revelados pelo ministério da Educação apontam cr

Com destaque para a leitura, alfabetização das crianças em Erechim avança

Resultados revelados pelo ministério da Educação apontam crescimento dos índices municipais obtidos em leitura, escrita e matemática

O Ministério da Educação (MEC) divulgou na última semana os resultados da Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA), referente ao ano de 2014. O teste avaliou a proficiência em leitura, escrita e matemática de quase 2,5 milhões de estudantes do terceiro ano do ensino fundamental. Em Erechim, os dados revelados são, no geral, animadores – apontando avanços em relação ao mesmo levantamento realizado em 2013. A prova, composta por 17 questões de múltipla escolha de língua portuguesa, 20 de matemática e três de produção escrita, revelou que, em Erechim, 93,6% dos estudantes do 3 º ano do ensino fundamental são dotados de um nível de leitura adequado para a idade, contra 84% da média estadual e 78% da média nacional.

Na matemática o índice erechinense é de 72,3%, contra 48,8% no estado e 43% no país. Já na escrita, a média das escolas do município é de 89,7%, diante de 74,5% e 74%, respectivamente no RS e no país.

“Os resultados apontam que estamos no caminho certo, porém, ainda há espaço para avançarmos mais. Já estamos analisando os indicadores obtidos em cada escola para, de maneira individualizada, implantarmos as medidas necessárias, seja para manter os bons números ou para melhorarmos cenários que ainda não estejam de acordo com nossa expectativa”, analisa o secretário de Educação, Alderi Oldra.

Saiba mais:

* A ANA é realizada nas escolas públicas que tenham, matriculados, estudantes no terceiro ano do ensino fundamental. A avaliação integra o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, compromisso firmado pelos governos federal, estaduais e do Distrito Federal e administrações municipais. A meta central é assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas aos oito anos de idade até o fim do terceiro ano do ensino fundamental.