Prefeitura Municipal de Erechim - Modelo de Educação Inclusiva de Erechim será tema de Seminário Internacional
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/10199/modelo-de-educao-inclusiva-de-erechim-ser-tema-de-seminrio-internacional

18/09/2015

Modelo de Educação Inclusiva de Erechim será tema de Seminário Internacional

O programa aplicado nas escolas municipais será debatido no evento em Brasília

Modelo de Educação Inclusiva de Erechim será tema de Seminário Internacional
Modelo de Educação Inclusiva de Erechim será tema de Seminário Internacional

O programa aplicado nas escolas municipais será debatido no evento em Brasília

O modelo de educação inclusiva aplicado nas Escolas Municipais de Erechim será apresentado no Seminário Internacional Direitos Humanos e Desenvolvimento Inclusivo que será realizado nos dias 21, 22 e 23 de setembro em Brasília. O município foi convidado a participar do evento promovido pela Diretoria de Políticas de Educação Especial da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação (MEC).

Na próxima semana o secretário de Educação, Aldei Oldra, e a coordenadora de Inclusão Inclusiva, Maria Salete Torres, estarão apresentando o trabalho desenvolvido em Erechim no evento que vai reunir profissionais de Educação de todo país.

“Estamos orgulhosos pelo convite, especialmente porque iremos mostrar a experiência positiva desenvolvida nas nossas escolas para todo país”, declara o secretário Oldra, que lembra que a Prefeitura não terá custos com nossa viajem. Tudo será custeado pela organização do evento.

Erechim destaque nacional em inclusão

Erechim recebeu o Prêmio Nacional de Educação Inclusiva, sendo considerada a melhor do Brasil e à Escola Municipal de Educação Infantil Irmã Consolata por ter a melhor experiência em educação inclusiva no Brasil, reconhecida pela conquista do Terceiro Prêmio Experiências Educacionais Inclusivas.

O reconhecimento foi concedido pela Organização dos Estados Ibero-Americanos (OIE) e pelo Ministério da Educação. No total, 140 projetos de todo Brasil foram avaliados, englobando desde capitais e grandes metrópoles, até pequenos municípios.

Esse trabalho é reflexo, em parte, do atendimento especializado a crianças com deficiência desenvolvido pela Secretaria de Educação de Erechim. A Pasta da Educação foi considerada a segunda melhor do Brasil, sendo reconhecida pelo conjunto das ações que desenvolve em relação a educação inclusiva no município.

Educação é reconhecida pela Unesco

O trabalho desenvolvido nas escolas de Erechim também é tema de pesquisa por parte da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), que avaliou o município junto a outros nove de todo o Brasil.  A pesquisa quer identificar e divulgar as boas práticas em inclusão e fortalecer programas, projetos e políticas alinhadas à educação inclusiva no Brasil.